PUBLICIDADE

Campeonato Francês

Makelele anuncia aposentadoria no fim da temporada 2010

9 abr 2010 - 09h50
(atualizado às 10h11)
Compartilhar

Jogador que praticamente se multiplicava em campo para marcar os adversários, o volante Claude Makelele finalmente deixará os gramados. Nesta sexta-feira, o francês anunciou que se aposentará ao final da atual temporada, em que defende as cores do Paris Saint-Germain.

Perguntado se irá voltar a alinhar-se com os companheiros na próxima temporada, o veterano de 37 anos anunciou que não há chances de prosseguir no futebol. "Não, eu decidi antes que era meu último ano", afirmou Makelele ao programa televisivo Vivement Dimanche, em informação adiantada pelo Le Parisien.

Atual capitão do PSG, Makelele - que nasceu no antigo Zaire e é naturalizado francês - cresceu em Paris, mas teve o Nantes como primeiro clube em 1992. Ficou cinco anos na equipe, até se transferir ao Olympique de Marselha em 1997.

Após apenas uma temporada no time do Velodróme, Makelele foi contratado pelo Celta de Vigo, onde ficou até chamar a atenção do poderoso Real Madrid. Na equipe do Santiago Bernabéu, era responsável por fazer o "trabalho sujo" de marcação enquanto os galácticos Figo, Zidane, Beckham e companhia brilhavam.

Após a passagem por Madri, ingressou em 2003 no ascendente Chelsea, onde permaneceu até a temporada de 2008, quando retornou às origens e assinou com a sua atual - e última - equipe, o Paris Saint Germain.

Por sua seleção, Makelele começou a ser chamado em 1995, disputando os Jogos Olímpicos do ano seguinte. Apesar de perder a Copa de 1998, em que a França foi campeã, o volante esteve presente nos dois Mundiais seguintes. Além disso, atuou nas Eurocopas de 2004 e 2008, ano em que encerrou sua carreira internacional, com 71 jogos e nenhum gol marcado.

O veterano da seleção francesa deve se aposentar aos 37 anos
O veterano da seleção francesa deve se aposentar aos 37 anos
Foto: AFP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade