PUBLICIDADE

Campeonato Francês

Papai-Noel e liderança: Marselha vive lua de mel com Bielsa

22 dez 2014 - 10h11
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Torcida comemorou vitória, liderança e o Natal
Torcida comemorou vitória, liderança e o Natal
Foto: Anne Christine Poujoulat / AFP

O primeiro turno do Campeonato Francês acabou e, ao contrário do que todos esperavam, a liderança não está com o bilionário Paris Saint-Germain. O Olympique de Marselha é a grande sensação da disputa, ficou em primeiro e tem um grande responsável por isso, o técnico argentino Marcelo Bielsa. Ele inclusive foi homenageado no jogo deste final de semana, em que a torcida comemorou a vitória, o "título" do turno e também o Natal.

O jogo deste domingo foi uma verdadeira festa para Bielsa e seus comandados. A torcida compareceu com chapéus de Papai Noel e fez um belo mosaico com o nome de Bielsa. Em campo, o time correspondeu: bateu o Lille por 2 a 1, com gols de Nolan Roux (contra) e Michy Batshuayi. O Olympique terminou o primeiro turno com 41 pontos, dois à frente do vice-líder Lyon e três à frente do PSG.

Bielsa conseguiu essa campanha brilhante sem abdicar do seu estilo marcante: o time é ofensivo, controla a posse de bola e tem bastante variação tática. O técnico gosta de escalar a equipe em um 4-5-1 que vira 3-3-1-3 facilmente. O goleiro Mandanda, o centroavante Gignac e os meias Imbula e Payet têm sido os principais destaques, mas ofuscados por Bielsa, é claro.

Bielsa armou rapidamente uma equipe da forma que gosta
Bielsa armou rapidamente uma equipe da forma que gosta
Foto: Anne Christine Poujoulat / AFP

Bielsa tem outros bons trabalhos recentes, como na seleção do Chile e no Athletic Bilbao-ESP. Mas também possui outra característica que o prejudica: costuma entrar em conflito com dirigentes e até jogadores. No Olympique isso já aconteceu: ele cobrou a diretoria publicamente por causa das contratações e até criticou o zagueiro brasileiro Dória, que não tem jogado. "Eu soube da contratação do Dória quando ele foi aprovado nos exames. Fui contrário à chegada dele", disparou.

Por causa desse problema é possível que Bielsa nem fique no Olympique na temporada 2015/2016. Ele só tem contrato até o fim da atual temporada, quando provavelmente vai continuar disputando o título do Francês. Se ele conseguir tirar o Olympique do jejum de quatro anos sem título nacional, será impossível não renovar com um técnico que já virou ídolo. Se a diretoria quiser fazer isso, certamente vai ter problemas com a torcida.

Torcida já transformou Bielsa em ídolo
Torcida já transformou Bielsa em ídolo
Foto: Twitter / Reprodução

(Foto: Twitter/ Reprodução)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade