PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Gasto bilionário da Ucrânia com Euro 2012 pode virar dívida

27 mai 2012 - 11h29
(atualizado às 12h33)
Compartilhar

A Ucrânia pode nunca recuperar os bilhões de dólares que investiu para co-sediar a Euro 2012 no mês que vem, e o gasto pode complicar suas chances de saldar sua dívida.

Eurocopa pode trazer mais dívidas para a Ucrânia
Eurocopa pode trazer mais dívidas para a Ucrânia
Foto: Reuters

» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa

Sediar o evento de um mês - absorvendo um total de 13,4 bilhões de dólares, incluindo 6,6 bilhões dos cofres públicos - provavelmente não tornará a ex-república soviética mais atraente para o investimento estrangeiro, dizem analistas.

E apesar das esperanças das empresas de turismo e das próprias autoridades, assim que a competição - que acontece em quatro cidades ucranianas - terminar e os torcedores tiverem partido, não é nada certo que a Ucrânia terá se consolidado como novo destino do turismo europeu.

A matemática do financiamento da Euro 2012, co-sediada pela Polônia, é crucial para um país que encara 11,9 bilhões de dólares em obrigações da dívida este ano, 5,3 bilhões de dólares dos quais são em moedas estrangeiras - tornando-o sensível a flutuações nos mercados de divisas.

O tema ganha relevo, já que em junho o governo tem que restituir um empréstimo de 2 bilhões de dólares à russa VTB Capital e 500 milhões de dólares em títulos públicos europeus.

Kiev não conseguiu acordar uma nova linha de crédito com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e há mais de um ano não consegue emitir títulos europeus para ajudar a cobrir os gastos estatais, que dispararam na véspera da eleição parlamentar de outubro.

A prisão da líder opositora Yulia Tymoshenko, condenada a sete anos em outubro por abuso do cargo, abalou a confiança na solvência da Ucrânia e levou a um boicote do campeonato por parte de alguns políticos europeus.

"A Ucrânia não receberá nenhum fluxo financeiro ou impacto econômico significativo por co-sediar a Euro 2012", disse Andriy Kolpakov, sócio diretor do grupo de análise Da Vinci AG. "E qualquer possível melhoria na imagem já se desgastou por conta da política interna e da reação da União Europeia a ela".

O alto nível de corrupção na Ucrânia afugentou alguns investidores estrangeiros, ao mesmo tempo em que os preços elevados dos hotéis fizeram muitos torcedores encurtar sua estadia ou cancelá-la, optando por acompanhar o destino de seus times pela televisão.

Baseando-se no programa do governo, o estado gastou cerca de 6,6 bilhões de dólares de seu orçamento com os preparativos da Euro 2012 - um total que sobe para 13,4 bilhões de dólares uma vez incluídas as contribuições de empresas estatais e investidores particulares.

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade