PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Guardiola terá que vencer amor pelo Barça em semi "especial"

24 abr 2015 - 09h11
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Há cerca de um mês Pep Guardiola era um dos torcedores que apoiava o Barcelona nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Dentro de poucos dias, porém, terá que trabalhar pelo insucesso de seu clube do coração. Segundo decidiu o sorteio realizado pela Uefa , o técnico do Bayern de Munique enfrentará a equipe catalã nas semifinais do torneio europeu.

Foi contra o Manchester City que Guardiola esteve na Catalunha para deleitar-se com a maestria de Lionel Messi. "É um luxo vê-lo jogar. Fazia tempo que vinha ao Camp Nou e estou me sentindo muito bem", disse o treinador na ocasião.

Agora, ele celebra poder reencontrar a equipe pela qual foi tão feliz. "Naturalmente, é especial. É o Barcelona, é minha casa. Não posso dizer mais nada. Estou aqui porque uma vez estive no Barcelona", afirmou Guardiola, nesta sexta-feira. "O Barça era apenas uma possibilidade das três, mas é especial para muitos de nós, como Thiago (Alcântara), o staff... É uma vida em Barcelona", acrescentou.

No mês passado, Pep Guardiola foi Camp Nou para torcer pelo Barcelona contra o Manchester City
No mês passado, Pep Guardiola foi Camp Nou para torcer pelo Barcelona contra o Manchester City
Foto: Juan Jo Martín / EFE

Com passagem vitoriosa pelo Barcelona, Guardiola conseguiu ampliar a idolatria alcançada ainda nos tempos de jogador. Em termos de títulos, foram duas taças da Champions League e o tricampeonato espanhol entre 2009 e 2011. Conquistas mais do que suficientes para colocá-lo na lista dos técnicos mais respeitados pela torcida azul-grená.

Pep Guardiola e Thiago Alcântara: ambos deixaram o Barça para reforçar o Bayern
Pep Guardiola e Thiago Alcântara: ambos deixaram o Barça para reforçar o Bayern
Foto: David Ramos / Getty Images

Há cerca de dois anos Guardiola mudou-se a Munique com a missão de aprimorar o então campeão europeu. Ajustando o Bayern aos poucos, está prestes a tornar-se bicampeão alemão. Pode ainda conquistar mais um título internacional, mas para isso terá que superar o Barcelona que ama pela primeira vez em partidas oficiais - ele já pegou o time catalão como técnico do Bayern, mas em um amistoso, em 2013. O jogo terminou com vitória bávara por 2 a 0.

O retorno do técnico ao Camp Nou será no próximo dia 5, quando Barça e Bayern medem forças pela primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. O finalista será definido na semana seguinte e joga a decisão no dia 5 de junho.

Pep Guardiola agora é o comandante do Bayern. Retorno ao Camp Nou promete ser emocionante
Pep Guardiola agora é o comandante do Bayern. Retorno ao Camp Nou promete ser emocionante
Foto: David Ramos / Getty Images

"Será um jogo especial por causa de Guardiola, de mim e dos jogadores. Um grande confronto para os torcedores do Barcelona", discurso o atual treinador do Barça, Luis Enrique, lembrando que foi companheiro de equipe do técnico adversário nos anos 90, no próprio time catalão. Ele, por sinal, é como um pupilo de Pep Guardiola nos bancos de reservas, já que treinou o Barcelona B quando o seu ex-parceiro comandava a equipe principal.

O diretor esportivo do Bayern de Munique, Mathias Sammer, comentou que o Bayern x Barcelona não deve ser visto como um duelo entre Pep Guardiola e Luis Enrique, já que "os técnicos não jogam" e quem estará no campo são os jogadores. "Entendo que muitos o vejam assim. Luis Enrique teve uma boa temporada após dificuldades no começo e Pep em todo caso atrai a atenção. Mas acho que a atenção é preciso ser centrada nos jogadores, eles são os que jogam e não os técnicos", disse Sammer.

Com informações da agência EFE

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade