PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Arsène Wenger defende mudança no calendário do futebol inglês

23 nov 2012 - 12h37
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das questões mais discutidas dos últimos tempos no futebol brasileiro, a adequação do calendário de competições ao sistema europeu, poderá sofrer um duro golpe justamente vindo de onde se origina o modelo a ser copiado. Isso porque o técnico do Arsenal, Arsène Wenger, declarou em entrevista ao diário "Daily Telegraph" que a Premier League inglesa poderia começar a sua temporada em janeiro e terminar em novembro. Enfim, algo semelhante ao que acontece no futebol brasileiro.

Tal como a defesa atual da adequação do sistema brasileiro ao vigente neste momento na maior parte dos países europeus, a mudança do calendário inglês tem motivação puramente mercadológica. A intenção é adequar o período de disputas aos dos mercados emergentes da Ásia, como China e Japão, e dos Estados Unidos.

- Entendo que isso deve ser algo estranho para as pessoas que foram acostumadas com este formato, mas eu estive no Japão e a temporada vai de janeiro a novembro. Nós começaríamos treinando em janeiro e depois de um tempo isso seria completamente normal - disse Wenger.

A proposta já ganha defensores de peso na Inglaterra. Os técnicos da seleção nacional, Roy Hodgson, do Manchester City, Roberto Mancini, e até mesmo do Manchester United, Alex Ferguson, veem como positiva a mudança de calendário.

Ainda segundo Wenger, o formato dos campeonatos e número de partidas não mudariam. A disputa seria apenas trasladada para outro período.

Na opinião do treinador dos Gunners os jogadores seriam inclusive beneficiados com uma pausa no inverno, que no Hemisfério Norte o período mais frio do ano é justamente compreendido entre novembro e janeiro. Atualmente não há jogos no verão, que ocorre no meio do ano entre os meses de julho e setembro.

- O tempo de disputa seria o mesmo. Não se trata de mudar o número de partidas. Você poderia jogar durante o verão, o melhor período para a prática do futebol - completou o francês.

Caso a mudança seja aprovada pela Premier League é bem provável que outras ligas europeias sigam o modelo imposto no campeonato mais poderoso economicamente do Velho Mundo. Consequentemente, por inércia, o Brasil estaria finalmente com o calendário do seu futebol adequado ao europeu. Enfim, a mudança ocorreria não por atitude dos nossos dirigentes mas sim como resultado de uma busca das equipes europeias por mais exposição e lucros no mercado oriental.

Finalmente nossas equipes teriam de volta a oportunidade de também jogarem amistosos contra os melhores times do mundo, da mesma forma como os europeus querem fazer com clubes chineses, japoneses e norte-americanos.

O prejuízo ficaria com as ligas que já decidiram adequar o seu calendário ao modelo vigente há algum tempo, casos de Argentina, Uruguai, México, Rússia e até mesmo Venezuela e Bolívia.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade