PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

FA divulga ofensas de Suárez a Evra: "não falo com negros"

1 jan 2012 - 14h12
(atualizado às 14h23)
Compartilhar

A Federação Inglesa de Futebol (FA, na forma abreviada) tornou público no último sábado o processo que causou a punição de oito jogos imposta ao atacante uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, acusado de racismo. O documento possui 115 páginas e traz a descrição do lance entre o jogador e o lateral francês do Manchester United, Patrice Evra.

Segundo o relatório, após um carrinho de Suárez, Evra se levanta e pergunta por que ele o atingiu daquela forma. Na resposta, o sul-americano dispara: "Porque você é negro". Ainda na sequência teria provocado: "não falo com negros".

Ofendido, o francês disse em espanhol que iria "dar uma porrada" no uruguaio, que retrucou, também em espanhol: "Dale negro, negro, negro" (que segundo o documento, significaria algo como "vá em frente, negro").

Em sua defesa, o atleta celeste garantiu que usou a palavra negro de forma carinhosa, dizendo que se refere assim aos seus companheiros de clube também. Para o tribunal, porém, o fato de tê-la repetido sete vezes e o volume da discussão vão de encontro à alegação.

Agora o Liverpool têm 14 dias para definir se vai recorrer da decisão, que inclui uma punição de 40 mil euros (cerca de R$ 97,3 mil).

Segundo relatório, uruguaio repetiu, de forma pejorativa, a palavra negro por várias vezes ao francês
Segundo relatório, uruguaio repetiu, de forma pejorativa, a palavra negro por várias vezes ao francês
Foto: AgNews / AP
Fonte: Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade