PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Ferguson pede à torcida que "mostre a sua grandeza" diante do Liverpool

15 set 2012 - 09h13
(atualizado às 09h18)
Compartilhar

O clássico inglês entre Liverpool e Manchester United, que acontece no domingo, 23, já repercute na Inglaterra, após a divulgação dos relatórios policiais sobre a tragédia de Hillsborough. Nos documentos consta que a polícia britânica adulterou os fatos para que a torcida do Liverpool fosse considerada culpada pela morte das 96 pessoas na partida diante do Nottingham Forest, pela Copa da Inglaterra de 1989. Desde então os fãs do clube passaram a ter uma fama negativa, e rivais criaram músicas contra eles.

O treinador do Manchester United, Alex Ferguson, pediu para a sua torcida defender a "grandeza" do clube e respeitar os adversários, na partida de domingo, em Anfield Road. O "relacionamento" entre as duas torcidas, que já não era dos melhores por conta dos cantos sobre as tragédias de Hillsborough e também de Munique (em 1958, em que a queda de um avião matou metade do time do United), piorou na última temporada com o caso de racismo entre Luis Suárez, atacante do Liverpool, e Patrice Evra, lateral do United. Com o primeiro jogo em Anfield desde a publicação dos relatórios, Ferguson insiste para que as brigas acabem.

Ao Telegraph, ele disse que "há sempre oportunidades para mostrar a sua grandeza", e que "este é um deles". Ele ressaltou ainda que "não deveria ser necessário um fato como esse para mudar um comportamento", mas com tudo que foi divulgado nesta semana, "o foco acaba direcionado a isso". Ferguson lembrou ainda que "ambos os times sofreram com grandes fatalidades ao longo dos anos", e que "espera que um acontecimento como este direcione o comportamento das duas torcidas".

Seguindo a linha da paz entre as duas torcidas, o jornal Independent relembrou de uma carta escrita por membros do Manchester United para o Liverpool em 1989, meses antes da tragédia, agradecendo pelo comportamento "exemplar" de seus torcedores, quando ambos se enfrentaram naquela temporada.

Fãs prestam homenagem aos mortos na tragédia de Hillsborough. O treinador do rival United quer o fim das provocações entre as torcidas
Fãs prestam homenagem aos mortos na tragédia de Hillsborough. O treinador do rival United quer o fim das provocações entre as torcidas
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade