PUBLICIDADE

Campeonato Inglês

Curado de câncer e quase demitido, argentino salva Newcastle

25 mai 2015 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

Campeonato Inglês reservou para sua última rodada uma das histórias mais emocionantes da temporada no futebol europeu. Se no topo da tabela a emoção foi pouca, com o campeão Chelsea já definido, na outra ponta o Newcastle só se salvou do rebaixamento graças a uma grande atuação do argentino Jonás Gutiérrez, autor de um gol e uma assistência na vitória por 2 a 0 sobre o West Ham. Só que a estrela do jogo não foi um jogador qualquer: foi um atleta que venceu um câncer de testículo há poucos meses e chegou a ouvir da diretoria que deveria "procurar outro clube" enquanto tentava se recuperar.

Gutiérrez nunca escondeu a mágoa que sentiu em relação ao dono do Newcastle, o bilionário Mike Ashley, por tê-lo emprestado ao Norwich e quase o dispensado enquanto ele tentava se curar. Ele até chegou a comemorar seu gol diante da tribuna da diretoria, fazendo sinal de que não estava ouvindo o barulho enquanto os torcedores iam à loucura nas arquibancadas.  Mas o rancor parece ter ficado para trás depois da atuação heroica no jogo da salvação: depois da partida, ele afirmou que o time não merecia essa situação, e se disse "orgulhoso" por estar ali.

Gutiérrez chuta para fazer o segundo gol do Newcastle diante do West Ham
Gutiérrez chuta para fazer o segundo gol do Newcastle diante do West Ham
Foto: Stu Forster / Getty Images

Jogador conhecido pela raça em campo e por nunca parar de correr, o versátil Gutiérrez jogou no meio-campo diante do West Ham. E foi aos 9min do segundo tempo que ele começou a deixar a torcida feliz: arrancou pela esquerda, tabelou e cruzou na cabeça do francês Sissoko, que abriu o placar. Já no fim, aos 41min, veio o alívio completo, quando o argentino arriscou de fora da área e contou com um desvio na zaga para fazer 2 a 0.

O drama de Gutiérrez começou no fim de 2013: após um jogo contra o Arsenal, ele passou a sentir insistentes dores no testículo. Descobriu que se tratava de um tumor e passou por cirurgia na Argentina para retirar o órgão. Mas quando voltou ao Newcastle no fim do ano, acabou emprestado ao Norwich. No ano passado, ele praticamente não entrou em campo e ficou focado apenas na recuperação. Em outubro passado, estava fazendo as últimas sessões de quimioterapia. Nove meses depois, salvou seu time da degola.

Gutiérrez foi muito festejado pelos colegas de time
Gutiérrez foi muito festejado pelos colegas de time
Foto: Mark Runnacles / Getty Images

O contrato de Jonás termina no final desta temporada. Será que o Newcastle vai oferecer um novo vínculo ao jogador que efetivamente impediu que a equipe caísse para a segunda divisão? O atleta parece não se importar tanto. Para ele, que ficou perto de rescindir com o time inglês e acertar com o Vélez Sarsfield durante a recuperação, o que interessa é que ele pode novamente fazer o que mais gosta: jogar futebol.

"Para ser sincero, há alguns meses eu não sabia nem se voltaria a jogar", disse ele. "Agora, estou jogando e tenho uma segunda chance na vida. Foi fantástico estar aqui hoje".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade