1 evento ao vivo

Manchester empata, é campeão inglês pela 19ª vez e supera Liverpool

14 mai 2011
10h37
atualizado às 12h31

O Manchester United se tornou neste sábado o maior vencedor da história do Campeonato Inglês. Com uma rodada de antecipação, a equipe comandada por Alex Ferguson conseguiu um empate por 1 a 1 com o Blackburn fora de casa neste sábado e assegurou a conquista do título com uma rodada de antecipação, abrindo sete pontos de vantagem sobre o vice-líder Chelsea. O atacante Wayne Rooney fez o gol do título, em cobrança de pênalti aos 27min do segundo tempo.

O suado empate com o Blackburn neste sábado significou o 19º título do Manchester na primeira divisão inglesa, e o time de Old Trafford se isolou na lista de maiores vencedores da Premier League . Antes, o clube dividia o posto com o Liverpool, dono de 18 troféus.

O empate neste sábado levou o Manchester aos 77 pontos ganhos em 37 rodadas. O Chelsea, que neste domingo recebe o Newcastle em Stamford Bridge, possui 70 e não pode mais alcançar o time de Old Trafford. Já o Blackburn, que chegou a estar na frente do placar até os 27min do segundo tempo e ameaçou adiar a definição do título, segue com 39 pontos, sob perigo de rebaixamento.

Tricampeão inglês entre 2006 e 2009, o Manchester volta a figurar no topo da competição depois de o Chelsea ter interrompido a dinastia vermelha no ano passado. Este foi a 12ª conquista de Ferguson na Premier League .

O lance que decretou o título inglês ao Manchester United saiu aos 25min do segundo tempo, em uma precipitação do experiente goleiro Paul Robinson. O atacante mexicano Chicharito Hernández adiantou demais a bola na linha de fundo, mas se chocou com o arqueiro do Blackburn e caiu na área. Após consultar seu assistente, o árbitro marcou pênalti, convertido dois minutos depois por Rooney.

Ainda nesta temporada, o Manchester pode conquistar a "dobradinha". Para isso, terá que vencer o Barcelona no dia 28 de maio, na decisão da Liga dos Campeões da Europa. A reedição da final de 2009, vencida pelo time espanhol, será realizada no Estádio de Wembley, em Londres.

O jogo
O Blackburn ameaçou a estragar o sonho do United logo aos 20min. Emerton cruzou fechado, o goleiro Kuszczak espalmou mal e a bola sobrou para Olsson, perto da linha de fundo. O jogador, cercado, se livrou da marcação e cruzou para Emerton finalizar e abrir o placar.

Ainda no primeiro tempo, buscando o empate, a equipe de Manchester criou algumas oportunidades, com Nani, Rooney e Chicharito Hernández.

Apesar do nervosismo aparente, o Manchester voltou para o segundo tempo indo para cima. Depois de algumas jogadas erradas, o time criou boas chances.

Aos 13min, Nani fez boa jogada. Ele recebeu, girou em cima do zagueiro, gingou para tirar a marcação e bateu da entrada da área, mas a bola foi pela linha de fundo.

Logo em seguida, Giggs teve chance de finalizar de dentro da área, mas bateu prensado com o zagueiro. Pouco depois, dentro da área, Evans recebeu, mas não conseguiu finalizar.

Apesar de já estar vencendo, o Blackburn não abdicou do ataque e assustou aos 17min. Em batida de fora da área, a bola desviou na zaga e sobrou nas mãos de Kuszczak.

Apenas dois minutos depois, o time da casa teve a chance de matar o jogo. Em cruzamento na área, Olsson subiu mais que todo mundo e cabeceou bonito, buscando o ângulo, mas a bola bateu na trave.

Aos 25min, no entanto, Chicharito recebeu no ataque, invadiu a área, driblou Robinson e caiu. O árbitro não marcou nada, revoltando os jogadores do United, mas foi conversar com o assistente. Depois de algum tempo de indecisão, ele deu o pênalti, gerando reclamações do Blackburn. Na cobrança, Rooney bateu forte, no canto esquerdo, enquanto Robinson caiu para o outro lado.

No final da partida, o próprio Blackburn desistiu de tentar adiar a festa do Manchester, sem se lançar muito ao ataque. Ao mesmo tempo, os pupilos de Alex Ferguson trocavam passes, sem abrir a defesa nem dar oportunidade ao adversário.

Além de garantir o título do Manchester, o jogo também serviu para complicar a vida do Blackburn para a última rodada. Apesar de ser difícil, o time ainda tem chances de cair, estando somente um ponto acima da zona de rebaixamento.

Veja outros resultados da rodada do Campeonato Inglês:

Blackpool 4 x 3 Bolton
Sunderland 1 x 3 Wolverhampton
West Bromwich 1 x 0 Everton

Com informações da Gazeta Esportiva

Manchester United superou o Liverpool e chegou a 19 títulos no Campeonato Inglês
Manchester United superou o Liverpool e chegou a 19 títulos no Campeonato Inglês
Foto: Reuters
Terra

compartilhe

publicidade
publicidade