PUBLICIDADE

Futebol Internacional

No topo, Cech muda foco e busca 3ª grande Eurocopa da carreira

21 mai 2012 - 08h15
(atualizado às 10h55)
Compartilhar
Dassler Marques

O sabor de ser campeão europeu Petr Cech já havia sentido há 10 anos, quando foi o grande herói também em uma disputa de pênaltis e levou a República Checa a seu primeiro título da Euro Sub-21 em toda a história. Curioso é que uma década depois, também em maio, ele tenha dividido com Didier Drogba o protagonismo de uma conquista inédita do Chelsea, que superou o Bayern no sábado em Munique.

» Vote na maior conquista amorosa de um jogador de futebol da Europa

Autor de defesas nos pênaltis cobrados por Arjen Robben (no tempo normal), Ivica Olic e Bastian Schweinsteiger, os dois últimos no desempate, o goleiro checo deixou a Liga dos Campeões com o título máximo conquistado pelo Chelsea e ainda a certeza de que é o principal goleiro da Europa em 2011/12. Agora resta a Euro com seu país, um cenário bastante familiar.

Em 2004, dois anos depois do título sub-21, Cech foi uma das referências do encantador time checo, que caiu diante da Grécia nas semifinais e foi a equipe sensação do torneio. Com quatro gols sofridos em quatro jogos, Petr fazia parte de uma equipe ultraofensiva, mas não ficou em segundo plano. A organização da Eurocopa o elegeu o principal goleiro da competição.

A primeira grande performance daquele talento natural de Plzen havia se dado em 2002. Petr Cech pegou até pensamento contra a França que era comandada por Raymond Domenech e tinha jogadores internacionais como Réveillére, Escudé, Boumsong, Landreau, Govou e Malbranque, entre outros. Na disputa por pênaltis, parou duas cobranças, viu outra atingir a trave e foi campeão. Feito inédito na história checa.

Em 2008, Cech chegou para mais uma Eurocopa e a exemplo de toda a seleção checa decepcionou. Depois de sofrer grave lesão na cabeça em 2006, só voltou à ação no ano seguinte e recuperou sua melhor forma muitos meses depois. A República Checa ficou na primeira fase e sofreu seis gols em três partidas, todas com Cech.

Apagada a última participação, Cech irá buscar em 2012 a terceira grande Eurocopa da carreira - se levarmos em conta a competição sub-21 da qual participou há uma década. Sua seleção, que está no Grupo A junto de Polônia, Grécia e Rússia, fez Eliminatórias de pouco brilho e só passou na repescagem contra Montenegro. Petr Cech, adivinhe: não foi vazado nos dois jogos de mata-mata.

Liga Europa

O Terra irá exibir ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa da Uefa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões serão disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Cech voltou a viver um grande momento na carreira perto da Eurocopa
Cech voltou a viver um grande momento na carreira perto da Eurocopa
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade