4 eventos ao vivo

Em jogo nervoso, Inter vence Roma e conquista Copa da Itália

5 mai 2010
17h41
atualizado às 20h09

A Inter de Milão conquistou nesta quarta-feira seu primeiro título na temporada. Em busca da tríplice coroa, a equipe comandada pelo português José Mourinho venceu a Copa da Itália ao derrotar na final com a Roma por 1 a 0 em um jogo tenso, definido com um gol decisivo do artilheiro argentino Diego Milito no final do primeiro tempo.

O triunfo no Estádio Olímpico de Roma levou a Inter ao primeiro dos três que pode alcançar nesta temporada. Os milaneses, líderes do Campeonato Italiano e finalistas da Liga dos Campeões da Europa, tentam repetir o feito obtido pelo Barcelona, que venceu os três torneios que disputou na época 2008/09: Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Champions League.

Além disso, a Inter conseguiu se "vingar" das duas últimas derrotas que sofreu para a Roma na decisão da Copa da Itália. Na quinta final entre os dois times nos seis últimos anos, a Inter faturou seu terceiro triunfo após ter vencido as finais de 2005 e 2006, mas ter fracassado em 2007 e 2008.

Diante da Roma, sua principal rival nesta reta final de Italiano, a Inter levou um susto nos primeiros momentos da decisão: o meia holandês Wesley Sneijder, que havia se chocado com o zagueiro adversário Nicolás Burdisso no primeiro minuto de jogo, voltou a campo manquitolando e foi substituído aos 5min.

Com o atacante Mario Balotelli na vaga do meia holandês, a Inter controlou o primeiro tempo e chegou até a balançar as redes aos 16min, mas o gol de Milito foi invalidado pela arbitragem - o argentino estava em posição irregular. Mais tarde, aos 39min, o time de Mourinho teve outra baixa: o zagueiro colombiano Iván Córdoba sentiu contusão e foi substituído por Walter Samuel aos 39min.

A Inter, porém, não se abalou e abriu o marcador um minuto depois. O volante brasileiro Thiago Motta tocou na área para Diego Milito, que chutou forte de perna direita, sem oferecer chances de defesa para o goleiro Júlio Sérgio.

Após um primeiro tempo marcado por cinco cartões amarelos, a Roma voltou a campo com o ídolo Francesco Totti na vaga de David Pizarro, mas não conseguiu oferecer muito perigo à Inter. Em uma final nervosa, o time de Milão soube administrar a vantagem no placar até o apito final.

Antes de a Inter comemorar seu sexto título na Copa da Itália, a Roma ainda viu Totti perder a cabeça e ser expulso de campo aos 43min do segundo tempo e dar um chute em Balotelli. Além disso, já nos acréscimos, o brasileiro Rodrigo Taddei deu um pisão no ganês Sulley Muntari e iniciou um empurra-empurra entre jogadores dos dois times.

A Inter, líder do Italiano com 76 pontos, pode se sagrar pentacampeã nacional neste final de semana, quando será realizada a penúltima rodada do torneio. A equipe milanesa recebe o Chievo no Giuseppe Meazza e, caso vença, torcerá por um tropeço da Roma, que tem 74 pontos e segue na capital do país para desafias o Cagliari no Estádio Olímpico.

Fonte: Redação Terra
publicidade