1 evento ao vivo

Fiorentina bate Palermo e garante vaga na Liga Europa

24 mai 2015
18h24
atualizado às 18h39
  • separator
  • 0
  • comentários

A Fiorentina (5º) garantiu sua vaga para a próxima edição da Liga Europa ao derrotar o Palermo (11º) fora de casa por 3 a 2, neste domingo, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Italiano.

Com o triunfo na Sicília, a 'Viola' soma 61 pontos e tem certeza de terminar pelo menos em sexto, já que não pode mais ser alcançada pela Sampdoria, que mais cedo empatou em 1 a 1 no campo do Empoli (15º) e ficou em sétimo, com 55.

O tropeço da Samp também beneficiou o arquirrival Genoa (6º), que chegou aos 59 pontos graças à vitória por 3 a 2 de sábado sobre a Inter de Milão (8º).

O time 'rossoblu', porém, corre risco de não poder disputar a competição continental. No momento, não tem a licença Uefa, por desrespeitar as regras do fair-play financeiro.

O clube espera o resultado do recurso que apresentou ao Comitê Olímpico Italiano (Coni). Se a decisão for desfavorável ao Genoa, a vaga irá para o sétimo colocado.

O 'Calcio' distribui três vagas para a Liga Europa, duas obtidas através do campeonato (para o quarto e o quinto colocados), e a terceira para o vencedor da Copa Itália.

No entanto, como os dois finalistas da Copa (Juventus e Lazio) têm certeza de terminar entre os cinco primeiros, o sexto também garante uma vaga.

Em Palermo, a Fiorentina jogou com o goleiro brasileiro Neto, confirmado na seleção que disputará a Copa América por conta de lesão de Diego Alves, fora da competição por ter rompido os ligamentos do joelho no sábado, com o Valencia.

O clube de Florença saiu na frente aos 23 minutos de jogo, com um golaço de fora da área do esloveno Josip Ilicic, que marcou contra o ex-clube, onde jogou de 2010 a 2013.

O time da casa não demorou para reagir. Deixou tudo igual três minutos depois, com um gol do bósnio Mato Jajalo, que venceu Neto com uma bomba da entrada da área.

O jogo estava lá e cá, e o veterano Alberto Gilardino voltou a dar vantagem à 'Viola' aos 33.

Rigoni empatou novamente aos 24 da etapa final, numa falha de marcação dos visitantes em cobrança de escanteio, mas o espanhol Marcos Alonso deu a vitória do time toscano aos 33, em outro lance de bola parada, depois de uma cobrança de falta de Ilicic.

Em Empoli, o camaronês Samuel Eto´o evitou a derrota da Samp nos acréscimos, mas não foi suficiente para manter o time de Gênova na briga por uma vaga na Liga Europa, a não ser que o Genoa fique de fora.

Outro veterano se destacou neste domingo, o atacante Luca Toni, de 37 anos, que assumiu a a artilharia do campeonato ao balançar as redes duas vezes no empate em 2 a 2 do Verona (13º) com o lanterninha para trás.

Campeão mundial com a seleção italiana em 2006, Toni deixou para trás os argentinos Carlos Tévez (Juventus) e Mauro Icardi (Inter), que somam 20 gols cada.

Na última partida deste domingo, o Torino (9º), que ainda sonhava com uma classificação à Liga Europa, perdeu as esperanças ao ser derrotado por 3 a 0 pelo Milan (10º).

Os milaneses chegaram à vitória com dois gols de Stephan El Shaarawy e outro de Giampaolo Pazzini, se despedindo da torcida em San Siro com uma boa partida, após uma temporada medíocre.

Resultados da 37ª rodada do Campeonato Italiano:

13. Hellas Verona 45 37 11 12 14 47 63 -16

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade