PUBLICIDADE

Campeonato Italiano

Hernanes leva Inter à vitória e freia Lazio no caminho da Champions

10 mai 2015 - 17h51
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Ídolo da Lazio, onde brilhou durante quatro anos, o brasileiro Hernanes tornou-se o carrasco do time da capital ao anotar os dois gols da vitória por 2 a 1 da Inter de Milão em pleno estádio Olímpico, neste domingo, pela 35ª rodada do Campeonato Italiano.

O duelo foi marcado por lances polêmicos, e a Lazio terminou o jogo com dois jogadores a menos, facilitando a tarefa dos 'nerazzurri', que chegaram a desperdiçar um pênalti.

Com o tropeço, a equipe comandada por Stefano Pioli desperdiçou a oportunidade de dar um grande passo rumo à classificação na Liga dos Campeões e deixou a arquirrival Roma isolada na vice-liderança.

Os três times que brigam pelas duas vagas que restam em jogo na Champions atrás da campeã Juventus tropeçaram neste fim de semana.

No sábado, a Roma (2º) perdeu por 2 a 1 para o Milan (10º), enquanto o Napoli (4º) não passou do empate em 2 a 2 diante do já rebaixado Parma.

A duas semanas de um clássico da capital que promete ser decisivo, a Roma soma 64 pontos, um ponto de vantagem sobre a Lazio, e quatro sobre os napolitanos.

No estádio Olímpico, Candreva abriu o placar para a Lazio logo aos 8 minutos de jogo, ao receber um passe açucarado do brasileiro Felipe Anderson, ignorado por Dunga na lista de convocados para a Copa América apesar de fazer uma grande temporada.

O time da capital, porém, sofreu um grande baque aos 23, quando outro brasileiro, o zagueiro Maurício (ex-Palmeiras) foi expulso por uma entrada dura no argentino Rodrigo Palacio perto da área.

Hernanes foi para a cobrança e empatou a partida, diante da torcida que lhe deu o apelido de 'profeta' pela passagem brilhante, de 2010 a 2014.

A situação da Lazio, que já era complicada, ficou desesperadora aos 17 do segundo tempo, quando o goleiro Marchetti também foi expulso, por uma falta duvidosa no argentino Mauro Icardi na área.

O goleiro reserva Berisha entrou no lugar do veterano Klose e se consagrou logo no primeiro lance, ao pegar o pênalti de Icardi.

Campeão mundial com a seleção alemã, o atacante Lukas Podolski entrou no intervalo para dar mais ímpeto ofensivo à Inter, mas desperdiçou duas chances claras, a primeira numa furada monumental, indigna de um jogador profissional.

A Lazio resistiu de forma heroica, mas o time de Milão tinha Hernanes. Aos 39, o pernambucano recebeu um passe de letra de Palacio e tocou na saída do goleiro para castigar novamente o ex-clube.

A vitória manteve a Inter viva na briga por uma vaga na Liga Europa. Subiu para a sétima posição, com 52 pontos, três atrás da Fiorentina (5º).

Em Parma, diante de um time falido e já rebaixado há muito tempo, o Napoli foi surpreendido logo aos 9 minutos de jogo, com um gol de Raffaelle Palladino, que aproveitou uma falha do goleiro Mariano Andujar em cobrança de escanteio.

Manolo Gabbiadini deixou tudo igual aos 28, Cristobal Jorquera colocou o lanterninha na frente com uma linda cobrança de falta aos 33, mas o belga Dries Mertens salvou o ponto do empate dos napolitanos aos 27 da etapa final.

Mais cedo, o veterano Luca Toni, do Verona (15º) mostrou que continua com faro de gol afiado ao anotar seu 19º da temporada no clássico com o Chievo (12º), que terminou empatado em 2 a 2.

Campeão mundial com a 'Azurra' em 2006, o atacante, que completará 38 anos no dia 26 de maio, ficou apenas um gol atrás do artilheiro Carlos Tévez (20), da Juventus.

O argentino não jogou no sábado, no empate em 1 a 1 com o Cagliari (18º), já que o técnico Massimo Allegri preferiu poupá-lo para o choque com o Real Madrid, pelas semifinais da Liga dos Campeões (a Juve venceu o primeiro jogo por 2 a 1).

Em outra partida disputada neste domingo, o Cesena foi rebaixado matematicamente ao perder por 3 a 2 em casa para o vizinho Sassuolo (16º), em outro jogo com rivalidade regional, pela supremacia na Emilia-Romanha.

O vice-lanterna chegou a vencer por 2 a 0 no intervalo, mas desmoronou totalmente ao levar três gols na segunda etapa.

Com apenas 24 pontos, o Cesena não pode mais alcançar o Atalanta (17º), primeiro time fora da zona de rebaixamento, que deu um passo importante rumo à permanência na elite ao superar o Palermo (11º) fora de casa por 3 a 2.

Resultados da 35ª rodada do Campeonato Italiano:

15. Hellas Verona 41 35 10 11 14 43 60 -17

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade