PUBLICIDADE

Campeonato Italiano

Juve vence Borussia, mas sofre gol em casa e confronto segue indefinido

24 fev 2015 - 19h12
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários

A Juventus aumentou para 47 jogos seguidos sua invencibilidade jogando em casa ao derrotar o Borussia Dortmund por 2 a 1, nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, mas o time alemão continua com chances de avançar às quartas.

Com o resultado, o Borussia pode se classificar com uma vitória simples por 1 a 0 no jogo de volta, marcado para o dia 18 de março, em Dortmund.

O confronto é uma reedição da final de 1997, vencida por 3 a 1 pelos alemães.

O destaque da partida desta terça-feira foi o jovem espanhol Álvaro Morata, contratado junto ao Real Madrid. O atacante de 21 anos teve participação decisiva no primeiro gol da Juve, marcou o outro e ainda criou vários outros lances de perigo.

Outro jogador que pesou no confronto foi o argentino Carlos Tévez, que infernizou a defesa alemã e abriu o placar logo aos 12 minutos de jogo. O meia Marco Reus deixou tudo igual aos 17, mas Álvaro Morata voltou a colocar a Juve na frente aos 42.

"Estou feliz com esta vitória, foi um teste importante. O resultado é apertado, poderia ter sido mais amplo, porque criamos boas chances no segundo tempo", comentou o técnico da Juve, Massimo Allegri.

"Conhecemos as qualidades do Borussia, é uma equipe rápida, técnica, com boas trocas de passes. Tentamos vencer a batalha do meio de campo, e fomos melhores quando conseguimos pressionar a saída de bola deles", completou.

O Borussia mostrou-se bastante ofensivo apesar de jogar fora de casa e poderia até ter saído de Turim com um resultado melhor.

A Juve entrou em campo com um time sem muitas surpresas, com Morata escalado para a posição de centroavante, no lugar do experiente compatriota Fernando Llorente.

Grande destaque da 'Velha Senhora' nesta temporada, o francês Paul Pogba comandou o meio de campo, ao lado do veterano Andréa Pirlo e de Claudio Marchisio, mas não teve o brilho esperado.

Para enfrentar a tricampeã italiana, o Borussia começou jogando com Ciro Immobile, artilheiro do 'Calcio' no ano passado com o Torino. O atacante de 25 anos jogou ao lado de Reus e Aubameyang, autores de sete dos últimos sete gols marcados pela equipe

A Juve precisou apenas de 12 minutos para sair na frente, com gol de Tévez, em jogada que ele mesmo iniciou.

O argentino recebeu na altura do círculo central e tocou com categoria, de letra, para Morata. O espanhol arrancou pela esquerda e chutou cruzado, o goleiro desviou, mas o próprio Tévez apareceu no rebote para empurrar a bola para o fundo das redes.

A alegria da torcida durou pouco. O Borussia empatou cinco minutos depois, ao aproveitar uma falha grosseira de Chiellini. O zagueiro escorregou perto da área, dando a bola de graça para Reus, que não perdoou.

A Juve sentiu o golpe, e sofreu mais um baque aos 36, quando Pirlo saiu lesionado, dando lugar ao argentino Roberto Pereyra.

"Foi preciso ter mostrar bastante força mental, depois do lance infeliz de Chiellini e da lesão de Pirlo", lembrou Allegri.

O Borussia se manteve fiel à tradição ofensiva e continuou buscando o gol, que poderia ter saído aos 34, com um chute venenoso de Sahin, que Buffon espalmou com certa dificuldade.

O time da casa acordou no fim da primeira etapa e foi recompensado aos 42, quando Morata fez 2 a 1, em bela triangulação com Tévez e Pogba. O ex-corintiano arrancou pelo meio e abriu na esquerda para Pogba, que cruzou na medida para Morata completar de primeira para o gol.

Com mais posse de bola, o time alemão continuou pressionando em busca de mais um empate, mas a Juve criou as principais chances da segunda etapa.

Aos 25, Pogba fez bela jogada na esquerda e tocou na entrada da área para Tévez. O argentino recebeu no meio de três, mas ajeitou com categoria e encontrou espaço para disparar um chute seco que tirou tinta da trave.

Com o passar do tempo, Jürgen Klopp parecia satisfeito com o resultado e acabou reforçando o meio de campo aos 30. O técnico tirou Immobile para a entrada do capitão histórico Blaszczykowski, que praticamente não jogou nos últimos meses por sofrer repetidas lesões.

Tévez voltou a ameaçar o gol alemão aos 32, com uma bomba de fora da área que exigiu grande defesa de Weidenfeller.

Pereyra também teve boa chance aos 40. O argentino recebeu ótima enfiada de bola de Morata, ficou na cara do gol, mas o goleiro fechou bem o ângulo e o chute foi para fora.

A decisão da vaga ficou para a partida de volta, a Juve tem a vantagem de poder jogar pelo empate, mas pode se preparar para um desafio complicado, diante da 'muralha amarela', setor do estádio de Dortmund que reúne os torcedores mais apaixonados do Borussia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade