PUBLICIDADE

Campeonato Italiano

Prefeito minimiza racismo e critica "reação exagerada" de Boateng

4 jan 2013 - 08h42
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O cancelamento do amistoso em Busto Arsizio entre o Milan e o time local Pro Patria, da quarta divisão italiana, irritou o prefeito da cidade, Gigione Farioli. Segundo publica o diário italiano La Stampa, o mandatário considerou a reação do meia Kevin-Prince Boateng de deixar o campo devido a coros racistas oriundos das arquibancadas como “exagerada”.

Prefeito de Busto Arsizio criticou reação de Boateng de chutar bola na direção das arquibancadas
Prefeito de Busto Arsizio criticou reação de Boateng de chutar bola na direção das arquibancadas
Foto: AP

Nesta quinta-feira, a partida, válida como parte da intertemporada do Milan no Campeonato Italiano, terminou aos 26min do primeiro tempo. Irritado com ofensas preconceituosas que vinha recebendo, Boateng pegou a bola em suas mãos e desferiu um chute na direção dos torcedores que o xingavam. A seguir o jogador deixou o gramado, sendo seguido pelo restante de seu time.

Minimizando o episódio ocorrido no Estádio Carlo Speroni, Farioli classificou a ato como responsabilidade de “quatro idiotas”, os quais foram identificados pelas autoridades. Por outro lado, o prefeito criticou Boateng dizendo que a reação do atleta de dar um chute na bola “a 200 km/h” foi “imprópria”. O mandatário ainda lançou uma pergunta, indagando se o alemão de origem ganesa teria feito a mesma coisa se os “coros tivessem acontecido no San Siro, no (Santiago) Bernabéu ou na Liga dos Campeões da Europa”.

Depois da polêmica, o Milan divulgou uma nota em seu site oficial sob o título “uma lição para ser aprendida”. O clube apontou que “um dia de sol e esporte, muito bem organizado pela Pro Patria, foi destruído por quatro idiotas”.

“Busto Arsizio é uma cidade pequena e civilizada. O Milan voltará lá por vontade própria e com a cabeça erguida. Porém, por causa de um pequeno grupo de racistas que se manifestou hoje (quinta-feira), não podemos deixar impune. Como condenação, esses sujeitos deverão sentir a vergonha que se experimenta quando, por causa de poucos, se perde uma bela tarde de esporte”, escreveu a entidade.

Busto Arsizio tem cerca de 80 mil habitantes e está localizada na província de Varese, na região da Lombardia, no norte da Itália. Defendendo a cidade, Farioli afirmou que o município “não é Verona”, cujo clube Hellas Verona tem uma torcida considerada racista, e argumentou que as pessoas responsáveis pelos coros não eram da região.

O site VareseNews, no entanto, publica uma entrevista com um ex-diretor esportivo da Pro Patria, Riccardo Guffanti, que recorda um episódio semelhante ocorrido no clube. Em 2003, parte da torcida do time boicotou a apresentação da equipe devido à contratação do nigeriano Ikechukwo Kalu, 27 anos, ex-atacante do Milan e atualmente no Chiasso – esses fãs chegavam inclusive a deixar o estádio quando Kalu entrava em campo.

Campeonatos europeus ao vivo

O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade