PUBLICIDADE

Campeonato Italiano

Roma bate Lazio e garante vaga direta na Champions

25 mai 2015 - 16h45
(atualizado às 17h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Num dérbi muito intenso decidido apenas nos minutos finais, a Roma garantiu a classificação direta para a próxima edição da Liga dos Campeões ao derrotar a Lazio por 2 a 1, nesta segunda-feira, no duelo que encerrou a 37ª e penúltima rodada do Campeonato Italiano.

O argentino Juan Manuel Iturbe abriu o placar para a Roma aos 27 minutos do segundo tempo, o sérvio Djordjevic empatou de cabeça aos 36, mas o francês Mapou Yanga-Mbiwa respondeu na mesma moeda três minutos depois, decretando o vice-campeonato da sua equipe.

Faltando apenas uma rodada para o fim da competição, o clube 'giallorosso' soma 70 pontos, e já não pode mais ser alcançado pelo arquirrival, que tem quatro a menos.

"A nossa meta nesta temporada era a classificação direta para a Champions, e conseguimos cumpri-la. É óbvio que uma vitória como esta só agrega valor ao trabalho que fizemos nas últimas semanas para preparar esta partida", comemorou o técnico da Roma, Rudi Garcia.

A Lazio ainda terá mais um duelo decisivo para garantir carimbar a vaga na fase preliminar na Champions, contra o Napoli, quarto colocado com 63 pontos, que ainda tem condições de terminar no pódio se vencer em casa.

O primeiro critério de desempate é o confronto direto, e o primeiro jogo terminou com vitória por 1 a 0 dos napolitanos no estádio Olímpico.

O clássico desta segunda-feira chegou a ser considerado na Itália como o mais importante desde a luta entre Rômulo e Remo, os irmãos fundadores da cidade na mitologia romana, que terminou com a morte do segundo.

Desta vez, felizmente, não houve mortes, mas dois torcedores da Roma foram feridos a facadas pouco antes da partida.

De acordo com o jornal La Repubblica, os 'tifosi' sofreram lesões no abdômen e foram levados à clínica Gemilli de Roma em estado grave, mas, a princípio, sem correr risco de vida.

Precisando vencer para desbancar o rival da vice-liderança, a Lazio começou partindo para cima, com muita intensidade. O primeiro a ameaçar o gol 'gialorosso' foi o brasileiro Felipe Anderson.

Com menos de três minutos de bola rolando, o ex-santista chutou sem ângulo da esquerda da área, mas o goleiro Morgan De Sanctis teve a mão firme para salvar a Roma.

Convocado por Dunga para amistosos antes da Copa América, Felipe Anderson voltou a se destacar aos 5, com um cruzamento na medida para o alemão Miroslav Klose que cabeceou para fora.

Depois da forte pressão inicial da Lazio, o jogo ficou mais travado e a Roma cresceu depois do intervalo.

O eterno Totti saiu ovacionado pela torcida aos 15 do segundo tempo, e foi substituído pelo colombiano Ibarbo, que acabou sendo decisivo.

Aos 27, o atacante recebeu ótimo lançamento do belga Nainggolan na direita da área e cruzou de primeira para Iturbe escorar para as redes com um toque sutil de três dedos.

A Lazio reagiu logo aos 36, quando Klose ajeitou de cabeça para Djordjevic empatar a partida, renovando a esperança do torcedor 'biancoceleste'.

O sonho do vice-campeonato foi por água abaixo três minutos depois, com o gol de Yanga-Mbiwa.

O zagueiro francês subiu mais alto que todo mundo em cruzamento do bósnio Miralem Pjanic para garantir a vaga direta da Roma na Champions.

Resultados da 37ª rodada do Campeonato Italiano:

13. Hellas Verona 45 37 11 12 14 47 63 -16

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade