PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Jogador do Peru é suspenso pela Fifa por doping nas Eliminatórias

28 jan 2013 - 11h31
(atualizado às 11h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fifa suspendeu Joel Sanchez previamente por 30 dias após o meia peruano ter caído no exame antidoping da entidade, antes de uma partida contra a Bolívia, válida pelas Eliminatórias para a Copa de 2014. A entidade não divulgou o nome do jogador, nem a substância proibida ingerida por ele, mas a Federação Peruana confirmou que se trata do jogador da Universidad San Martin.

Joel Sanchez (de vermelho) foi pego no exame antidoping no confronto contra a Bolívia
Joel Sanchez (de vermelho) foi pego no exame antidoping no confronto contra a Bolívia
Foto: AFP

» Veja os projetos e as obras da Copa de 2014

A contraprova do atleta também deu positiva o que motivou a Fifa a suspendê-lo. O jogador peruano tem até esta segunda-feira para pedir uma audiência com a entidade. Independentemente se Sanchez pedir ou não a audiência, o meia-atacante ou a Federação Peruana tem até o dia 6 de fevereiro para dar sua posição oficial sobre o fato e apresentar provas documentais que acharem oportunas. 

Em 2011, a Agência Mundial Antidoping (Wada) fez um total de 28.587 exames no âmbito do futebol, das quais 117 deram positivo. Destas 117, 39 foram por consumo de substâncias relacionadas à maconha e 18 por uso de anabolizantes e hormônios. No ano de 2012, foram retiradas 662 amostras em torneios da Fifa. Dentro desses 662 exames de urina coletados, 184 foram feitas fora das competições nos participantes do Mundial de Clubes da Fifa. 

A entidade máxima do futebol afirma que, em um futuro próximo, pretende contar com exames de sangue e urina em todas suas competições. 

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade