PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Alex Sandro dá passe para gol, Porto mantém 100% em casa e vence Málaga

19 fev 2013 - 18h46
(atualizado às 19h03)
Compartilhar

Em um jogo morno, o Porto venceu nesta terça-feira o Málaga, por 1 a 0, no Estádio do Dragão, e largou na frente em um dos mais equilibrados duelos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O gol da partida foi marcado pelo meia português João Moutinho, aos 11 minutos do segundo tempo, após assistência de Alex Sandro. Com o resultado, a equipe portuguesa jogará pelo empate, no duelo de volta, no dia 13 de março, na Espanha.

Nas três vezes que jogou em casa na Liga dos Campeões, o Porto venceu. Na estreia, no jogo mais complicado, o adversário foi o Paris Saint-Germain, batido por 1 a 0. Depois a equipe enfrentou o Dínamo de Kiev, vencido por 3 a 2, e o Dínamo de Zagreb, derrotado por 3 a 0.

Os donos da casa começaram a partida com um de seus principais jogadores no banco de reservas, o meia colombiano James Rodríguez, recém-recuperado de lesão. No lugar do camisa 10, quem começou jogando foi Marat Izmailov. Além disso, o quarteto brasileiro Hélton, Danilo, Alex Sandro e Fernando iniciou a partida.

No Málaga, a grande novidade na escalação foi o meia-atacante Júlio Baptista, na sua segunda partida como titular depois de 16 meses de afastamento por lesão. O ex-são-paulino começou formando dupla de ataque com Roque Santa Cruz. No banco de reservas, o técnico Manuel Pellegrini relacionou Lucas Piazon, contratado junto ao Chelsea, por empréstimo, em janeiro.

Quando a bola rolou, desde os primeiros minutos, o Porto mostrou que aproveitaria o mando de campo a seu favor. Dominando a posse de bola e fazendo forte marcação, a equipe da casa foi logo criando chances. Logo aos 3 minutos de jogo Ismailov obrigou Caballero a fazer boa defesa.

Aos 17, o time português ficou muito perto de abrir o placar. Em escanteio cobrado por João Moutinho, Fernando cabeceou bola tirando tinta da trave de Caballero. Enquanto a bola passava perto do gol do Málaga, Varela ainda tentou se esticar para empurrá-la para as redes, mas não teve sucesso.

Apesar de terminar o primeiro tempo com placar favorável em chutes a gol (9 a 1), o Porto não conseguiu se impor. Aos 44, Izmailov teve uma boa chance de marcar, quando fez boa jogada individual, driblou dois marcadores na entrada da área, mas acabou finalizando para fora.

Como na etapa inicial, o segundo tempo começou com amplo domínio dos donos da casa. Aos 7 minutos, Izmailov teve grande chance, complementando cruzamento de Varela, que acabou indo para fora, assustando o Málaga.

Foram precisos mais três minutos para que o Porto, enfim, abrisse o placar e com participação brasileira. Alex Sandro fez a jogada pela esquerda e serviu João Moutinho, que invadiu a área e bateu forte, sem dar chances para Caballero.

No minuto seguinte a abertura do placar, o técnico Vítor Pereira fez sua primeira alteração, lançando o camisa 10, James Rodríguez, no lugar de Varela. Pouco depois, o Málaga também teve sua primeira alteração, com Portillo no lugar de Joaquín, para aumentar o poder de fogo da equipe, com Júlio Baptista jogando mais recuado.

Depois do gol, o ritmo do time português voltou a diminuir, e as chances ampliar a vantagem diminuíram. Os visitantes, ainda buscando a igualdade, colocaram em campo Lucas Piazon e Camacho, nos lugares de Júlio Baptista e Iturra. Os dois, no entanto, não conseguiram acrescentar muito para sua equipe.

Ficha técnica:.

Porto: Hélton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho González (Castro); Izmailov (Atsu), Varela (Rodríguez) e Jackson Martínez. Técnico: Vítor Pereira.

Málaga: Caballero; Sánchez, Demichelis, Weligton e Antunes; Toulalan, Iturra (Camacho), Joaquín (Portillo) e Isco; Júlio Baptista (Lucas Piazon) e Santa Cruz. Técnico: Manuel Pellegrini.

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra), auxiliado por seus compatriotas Simon Beck e Stuart Burt. EFE

Gol: João Moutinho (Porto).

Cartão amarelo: Iturra (Málaga).

Estádio: Estádio do Dragão, no Porto (Portugal).

EFE   
Compartilhar
Publicidade