PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Após massacre, espanhóis destacam "virada histórica e mágica" do Barça

12 mar 2013 - 20h02
(atualizado às 20h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Diários espanhóis exaltaram o Barcelona após 4 a 0 sobre o Milan</p>
Diários espanhóis exaltaram o Barcelona após 4 a 0 sobre o Milan
Foto: Getty Images

A goleada por 4 a 0 sobre o Milan e a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa fizeram com que o Barcelona voltasse a receber manchetes elogiosas nos jornais espanhóis nesta terça-feira. O time azul-grená foi exaltado pela “virada” nesta fase de oitavas, uma vez que havia sido derrotado por 2 a 0 no jogo de ida, na Itália, e tinha uma missão complicada para este jogo no Camp Nou.

“A virada que faltava”, estampou o jornal Marca, recordando uma declaração recente do meio-campista Xavi, de que a atual geração do Barça precisava de uma reação deste calibre – nos últimos anos, a equipe não conseguiu reverter placares adversos contra a Inter de Milão, na Liga dos Campeões de 2010, e contra o Chelsea, em 2012.

Linha semelhante adotou o diário AS, que destacou especialmente a atuação do argentino Lionel Messi – autor dos dois primeiros gols do Barça. “Messi construiu a virada”, exaltou, dando espaço também para uma declaração do lateral esquerdo Jordi Alba, que marcou o último tento do jogo: “tínhamos vontade de uma virada histórica”.

O Mundo Deportivo, por sua vez, enfatizou o capítulo escrito pelo clube catalão para o futebol. “Outra noite mágica para a história. O Barcelona de Tito (Vilanova) e (Jorge) Roura acaba de deixar para a história outra grande noite de futebol no Camp Nou”, noticiou o jornal, evocando o “rei” Messi, os “príncipes” Busquets e Iniesta e o “assassino” David Villa.

<p>Barça não havia conseguido viradas tão importantes assim nos últimos anos: foi eliminado por Inter de Milão e Chelsea nas edições 2010 e 2012, respectivamente</p>
Barça não havia conseguido viradas tão importantes assim nos últimos anos: foi eliminado por Inter de Milão e Chelsea nas edições 2010 e 2012, respectivamente
Foto: Getty Images
Novo papa

Alguns jornais aproveitaram a vitória acachapante do Barcelona nesta terça para compará-la a um evento importante que teve início horas antes na Europa: a escolha do novo papa da Igreja católica, no Vaticano.

“Fumaça branca no Camp Nou”, comparou o jornal catalão Sport. Neste período sem um representante máximo do catolicismo, quando os cardeais elegem o novo papa, uma névoa da cor branca é expelida da Capela Sistina. Quando não há acordo na votação entre os membros, a corda fumaça é preta – com aconteceu nesta terça.

“O papa do futebol”, escreveu o Marca, em especificar quem, necessariamente, seria o representante divino no esporte bretão. “Se atletas do calibre de Messi, Iniesta, Xavi ou Villa não tinham dúvida alguma sobre a virada do Barcelona e a ida às quartas de final, toda a paróquia deveria ter tomado nota e esperar tal acontecimento”.

Classificado para as quartas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona aguarda até sexta-feira para conhecer seu próximo adversário. Como o regulamento do torneio não prevê a montagem de uma chave desde as oitavas de final, um sorteio definirá o emparelhamento dos confrontos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade