PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Liga dos Campeões

Busca por "La Décima" gera pressão incontrolável no Real

24 mai 2014 - 07h46
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Zidane estava no time que conseguiu a nona. Agora Ancelotti está prestes a faturar a décima</p>
Zidane estava no time que conseguiu a nona. Agora Ancelotti está prestes a faturar a décima
Foto: Getty Images

A possibilidade de conquistar a décima taça da Liga dos Campeões sempre foi uma obsessão no Real Madrid. "Um dia depois de ganharmos a nona, em 2002, já se falavra sobre 'La Décima", afirmou Casillas recentemente. E agora, na semana da final contra o Atlético de Madrid, neste sábado, às 15h45, isso se tornou uma pressão incontrolável para o Real Madrid.

O próprio Casillas é um exemplo disso. Durante a semana, ele tentou minimizar essa obsessão pela décima conquista, mas deixou ela transparecer em entrevista coletiva nesta sexta: "depois de ver as finais durante 12 anos pela TV, minha vontade de ganhar agora só aumentou. 'La Décima' vai ser diferente", admitiu o capitão do Real.

O técnico do Real, Carlo Ancelotti, também revelou que, desde sua chegada, em 2013, o planejamento do clube foi feito para esta conquista: "iniciamos a temporada sabendo que o objetivo era o décimo título da Liga dos Campeões. É um momento especial, estamos mais inquietos e há mais pressão", admitiu o italiano.

A espera pela décima conquista foi gerada por frustrações. Os torcedores sonharam com isso durante a época galática, com Ronaldo, Zidane, Figo, Beckham e os promissores Owen e Robinho. O título não veio e ficou ainda mais distante nos anos seguintes, em que o Real não superou sequer as oitavas de final. Para combater isso foi contratado José Mourinho, mas nem o "Special One" conseguiu fazer a segunda era de galáticos disputar uma final - parou na semi três vezes, o que também aumentou a obsessão.

Foi preciso então contratar um técnico italiano, que arrumou o sistema defensivo do Real, e ainda um novo astro, o galês Gareth Bale, para fazer companhia a Cristiano Ronaldo. Aliás, o português assegura que se diverte com a busca do Real: "a conquista da décima já se tornou uma obsessão, mas é uma obsessão bacana. Estou concentrado e nada disso atrapalha".

Mas não é assim para todos. Até o ex-jogador Amancio Amaro, nove vezes campeão espanhol no Real, critica a pressão gerada pela conquista e a define como insuportável: "o ambiente, a imprensa e os jogadores não param de falar de 'la décima, lá décima'... é uma pressão insuportável mesmo", opinou ele, em entrevista ao jornal Marca, durante esta semana.

Por sua tradição o Real é favorito na final, mas tamanha pressão pode atrapalhar. O time terá que lidar com uma obsessão acima do normal para superar o Atlético de Madrid neste sábado, às 15h45 (de Brasília), em Lisboa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade