Liga dos Campeões

publicidade
02 de novembro de 2011 • 19h37 • atualizado às 20h24

C. Ronaldo chega a 100 gols, Real vence Lyon e avança às oitavas

Cristiano Ronaldo brilhou nesta quarta-feira e sacramentou a classificação do Real Madrid
Foto: Reuters

O Real Madrid confirmou o favoritismo e assegurou nesta quarta-feira a primeira vaga do Grupo D às oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa. Mesmo atuando fora de casa, a equipe espanhola derrotou o Lyon pelo placar de 2 a 0, em pleno Estádio Gerland, e avançou à etapa de mata-mata da competição mais importante do continente europeu. O grande nome do encontro acabou sendo o português Cristiano Ronaldo, autor dos dois tentos que mantiveram os 100% de aproveitamento do clube merengue.

» Veja os indicados à Bola de Ouro e vote em seu preferido

O resultado conquistado na França deixou o Real Madrid com 12 pontos ao final de quatro rodadas de competição. Classificado com duas rodadas de antecipação, a equipe comandada por José Mourinho necessita de apenas uma vitória para garantir o primeiro lugar da chave. Já o Lyon, por outro lado, soma 4 pontos e necessita triunfar nas partidas restantes para avançar para a fase decisiva da Liga dos Campeões.

Além da classificação antecipada, a partida desta quarta-feira contra o Lyon recebeu um significado ainda mais especial para a história do clube. Com os dois tentos assinalados diante do clube francês, Cristiano Ronaldo alcançou a histórica marca de 100 pela equipe espanhola, em apenas 105 partidas. O número do português é impressionante, por exemplo, se comparado a Ronaldo. O ex-jogador brasileiro, que permaneceu entre 2002 e 2007 no Real Madrid, balançou as redes 114 vezes.

Os 100 gols de Cristiano Ronaldo impressionam pelo período relativamente curto em que o craque defende o Real Madrid. Na temporada de estreia, em 2009/2010, o português assinalou 26 tentos no Campeonato Espanhol e sete na Liga dos Campeões da Europa. Já em 2011, o atleta alcançou números soberbos: 40 no nacional, 7 na Copa do Rei e 6 no torneio continental.

Este ano, antes da metade das disputas do time merengue, o camisa 7 já marcou 10 vezes na elite do futebol do país campeão mundial, 3 na principal competição europeia e 1 na Supercopa espanhola.

Assegurado na próxima fase, o Real Madrid buscará confirmar a primeira colocação do Grupo D no próximo dia 22, quando receberá o Dínamo de Zagreb, no Estádio Santiago Bernabéu. Em contrapartida, o Lyon, pressionado e com a obrigação de vencer, tentará manter vivas as chances de classificação na mesma data, contra o Ajax, em confronto marcado para o Estádio Gerland.

O padrão adotado por José Mourinho no Real Madrid não modifica a forma de jogo do clube, mesmo em partidas fora de casa. Diante do Lyon, o clube espanhol dominou a partida desde o início e conseguiu abrir o marcador logo aos 24min. Cristiano Ronaldo cobrou falta com precisão e força, da entrada da área, e venceu o goleiro Lloris.

O gol anotado pelo atacante português permitiu ao Real Madrid explorar os contra-ataques para surpreender o Lyon, que necessitaria da vitória para se aproximar da classificação. Assim, o clube francês aumentou ainda mais a presença no campo ofensivo do adversário e conseguiu impor uma pressão no final da primeira etapa. Contudo, na meta espanhola, Casillas impediu a igualdade no marcador.

A grande atuação do goleiro espanhol "permitiu" ao Real Madrid abusar do direito de perder gols no retorno do intervalo. Entretanto, aos 23min, Cristiano Ronaldo teve outra oportunidade, e não desperdiçou. O português driblou Lloris e se chocou com um zagueiro adversário. O árbitro, para protesto da torcida e dos jogadores franceses, marcou pênalti. Sob vaias, o camisa 7 deslocou o goleiro adversário e sacramentou a primeira vitória do time espanhol contra o Lyon fora de casa.

Ajax goleia Dínamo Zagreb e sobe para segunda colocação

A derrota do Lyon beneficiou diretamente o Ajax, que fez a sua parte nesta quarta-feira e assumiu a segunda colocação do Grupo D da Liga dos Campeões da Uefa. Atuando no Estádio Amsterdã Arena, a equipe holandesa derrotou o Dínamo Zagreb pelo placar de 4 a 0 e subiu para a zona de classificação às oitavas de final. Os gols da partida foram anotados Van der Wiel, Sulejmani, De Jong e Lodeiro.

Com o resultado, o Ajax chegou aos sete pontos e ultrapassou o Lyon na tabela. O clube holandês, agora, depende apenas de si para assegurar classificação à fase de mata-mata da competição europeia. Por outro lado, o Dínamo Zagreb, segue zerado.

E o clube holandês poderá garantir a passagem para a fase decisiva do torneio justamente na próxima rodada. No dia 22, a equipe avançará às oitavas de final, com uma rodada de antecipação, caso vença o Lyon fora de casa. O Dínamo de Zagreb apenas cumprirá tabela contra o Real Madrid - o time croata precisará vencer os dois confrontos, e torcer por duas derrotas dos franceses, para assumir o terceiro posto e disputar a Liga Europa.

Terra