PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

"Caldeirão" escocês promete ferver para duelo entre Celtic e Juventus

11 fev 2013 - 15h28
(atualizado às 15h29)
Compartilhar

O Celtic Park, um dos maiores "caldeirões" do futebol europeu na atualidade, receberá nesta terça-feira o duelo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, entre o surpreendente Celtic e a renovada Juventus.

Frente a frente, estarão duas equipes que tiveram suas chances de avançar na fase de grupos colocada em xeque, já que a equipe escocesa encarou Barcelona, Benfica e Spartak Moscou, enquanto os italianos tiveram que duelar com Shakhtar Donetsk e os atuais detentores do título continental, o Chelsea.

As semelhanças da trajetória dos rivais na competição não param por aí. Ambos tiveram momentos épicos na fase inicial. O Celtic, que precisou superar HJK, da Finlândia, e o Helsingborg, da Suécia, bateu nada mais, nada menos, que o Barcelona, por 2 a 1, com seu estádio lotado com 60 mil pessoas, na quarta rodada.

A 'Juve', após três empates e uma vitória sobre o modesto Nordsjaelland, atropelou o Chelsea, por 3 a 0, com gols de Quagliarella, Vidal e Giovinco. O resultado praticamente selou a eliminação dos 'Blues' e colocou a equipe italiana muito perto da classificação.

Fora das oitavas de final da Liga dos Campeões há cinco anos, o Celtic avançou com o segundo lugar de sua chave. Para esta terça-feira, uma das inspirações é uma vitória sobre a própria Juventus, por 4 a 3, na fase de grupos da competição, em 2001.

O grande nome da equipe nesta temporada é o atacante inglês Gary Hooper, de 25 anos, que já marcou 23 gols nesta temporada, quatro deles na Liga dos Campeões. Sábado, o técnico Neil Lennon resolveu poupá-lo da vitória sobre o Inverness, por 3 a 1, pelo Campeonato Escocês.

O grande problema do técnico é saber quem vai acompanhar Hooper no setor ofensivo, já que James Forrest acaba de retornar de afastamento por problema muscular, e Giorgios Samaras vem desfalcando a equipe devido a uma lesão no joelho.

A Juventus, que lidera o Campeonato Italiano, com vantagem confortável com relação ao Napoli, tenta retornar às quartas de final da competição depois de sete anos. Em 2005/2006, a equipe eliminou o Werder Bremen nas oitavas e caiu diante do Arsenal. Em 2008/2009, os 'bianconeros' avançaram da fase de grupos pela última vez, mas caíram logo nas oitavas, diante do Chelsea.

A principal interrogação da Juventus é quanto ao rendimento do seu setor defensivo, que caiu, principalmente, depois da lesão de Giorgio Chiellini, que não jogará amanhã. Barzagli e Bonucci, já estão confirmados na linha de zaga, resta saber o terceiro integrante, Cáceres ou Peluso.

Outro que retorna ao time titular é o ala esquerdo Kwadwo Asamoah, que passa a integrar o elenco da Juventus novamente, após disputar a Copa Africana de Nações, com a seleção de Gana, competição a qual terminou no quarto lugar.

No ataque, o técnico Antonio Conte pode repetir a dupla de ataque formada por Mirko Vucinic e Alessandro Matri, que foi bem na vitória do último sábado contra a Fiorentina, pelo Italiano. No banco, uma das opções é Nicolas Anelka, recém-contratado junto ao Shangai Shenhua, da China.

Além da vitória do Celtic por 4 a 3, em 2001, as duas equipes se enfrentaram mais quatro vezes pela Liga dos Campeões. No mesmo ano, ainda pela fase de grupos, vitória da Juve, por 3 a 1. Nas duas partidas, quem atuou pela equipe escocesa foi o técnico Neil Lennon, ex-meia da equipe.

As duas equipes também duelaram na primeira eliminatória da competição na temporada 1981/1982. No duelo de ida, o Celtic levou a melhor, por 1 a 0. Na volta, troco juventino, por 2 a 0, e classificação assegurada para as oitavas de final, na qual a equipe italiana caiu diante do Anderlecht.

Prováveis escalações:.

Celtic: Forster; Matthews, Wilson, Mulgrew e Lustig; Commons, Ledley e Wanyama; Stokes (ou Samaras), Forrest (ou Watt) e Hooper. Técnico Neil Lennon.

Juventus: Buffon, Barzagli, Bonucci e Cáceres (ou Peluso), Lichsteiner, Vidal, Pirlo, Marchisio e Asamoah, Vucinic e Matri. Técnico: Antonio Conte.

Estádio: Celtic Park, em Glasgow (Escócia).

Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Díaz Pérez del Palomar e Jesús Calvo Guadamuro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade