PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Com 2 gols e assistência de Neymar, Barça passa pelo BATE

4 nov 2015 - 19h50
(atualizado em 5/11/2015 às 09h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: David Ramos / Getty Images

Ainda sem Lionel Messi, que continua o processo de recuperação de uma lesão no joelho esquerdo, o Barcelona contou mais uma vez com Neymar - autor de dois gols e uma assistência - como fator de desequilíbrio para vencer o BATE Borisov por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Camp Nou, resultado que deixou a equipe catalã muito perto de garantir vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Depois de um começo de partida difícil, o Barcelona se soltou aos poucos e teve, além da atuação decisiva do brasileiro, o brilho de Luis Suárez, que balançou a rede após receber passe do camisa 11.

Neymar jogou com uma faixa na cabeça
Neymar jogou com uma faixa na cabeça
Foto: Alejandro Garcia / EFE

Com o triunfo, o atual campeão europeu foi a dez pontos, na liderança do Grupo E. Em segundo lugar está a Roma, que derrotou o Bayer Leverkusen na Itália por 3 a 2 e foi a cinco. O time alemão tem quatro pontos, e o lanterna BATE, três.

O Barça continua com o departamento médico cheio, e mais uma vez não pôde contar com o meia-atacante Rafinha e o atacante Messi, enquanto o zagueiro Piqué e o lateral-esquerdo Alba ficaram no banco por opção de Luis Enrique. Para piorar, o meia Rakitic sentiu dores ainda no primeiro tempo e foi substituído por Munir.

O treinador escalou três brasileiros entre os titulares: além de Neymar, teve em campo os laterais Daniel Alves e Adriano.

No BATE, o jogador mais conhecido é o experiente meia-atacante Alexander Hleb, que já defendeu o próprio Barça, além de Arsenal, Stuttgart e Wolfsburg, entre outros times. O atleta de 34 anos ficou no banco e participou da segunda etapa.

O campeão bielorrusso entrou em campo com a proposta de não se limitar a defender e levou perigo logo aos cinco minutos de bola rolando. Stasevich cruzou da direita, a defesa rebateu e o próprio atacante ficou com a sobra, mas chutou em cima da marcação.

Brasileiro participou de todos os gols na vitória sobre os bielorrussos
Brasileiro participou de todos os gols na vitória sobre os bielorrussos
Foto: Alejandro Garcia / EFE

Como era esperado, o atual vencedor da Champions atacava mais, mas não conseguia acertar uma boa finalização. Quem voltou a incomodar foi Stasevich, que cobrou falta no canto, aos 17, e obrigou Ter Stegen a se esticar no canto direito para salvar.

Aos 26 minutos, a bola foi de pé em pé no ataque da equipe catalã até Suárez ser lançado e ajeitar buscando Munir, que entrara instantes antes. No entanto, antes do jovem atacante, Milunovic apareceu e cortou.

Em mais uma trama com Suárez, Munir entrou na área pela direita e foi puxado por Mladenovic, sofrendo pênalti. Neymar foi para a cobrança, praticamente não tomou distância e, com categoria, acertou o canto direito do goleiro Chernik, que caiu para o outro lado.

Neymar já vinha pegando bastante na bola, mas sem muito destaque. Aos 36, ele voltou a aparecer com bom lançamento para Adriano, que arrematou cruzado e errou o alvo por centímetros. Na sequência, aos 40, Suárez limpou dois e carimbou o peito do zagueiro Gaiduchik.

O camisa 11 era o homem das bolas paradas do Barça e bateu escanteio fechado da esquerda aos seis minutos do segundo tempo. Busquets resvalou e Suárez ficou de frente para Chernik, que fechou bem o ângulo e evitou o segundo.

O placar era perigoso, embora o time da casa tivesse o controle das ações. Para espantar qualquer possibilidade de zebra, a dupla sul-americana do ataque azul-grená resolveu aos 15 minutos, marcando o segundo. Neymar rolou da esquerda para Suárez, que dominou e deu de bico no canto direito baixo.

A vantagem de dois gols deu mais calma ao Barça e tornou o time mais efetivo nas jogadas ofensivas. Aos 21 minutos, Neymar recebeu passe da direita e chutou cruzado a queima-roupa. Chernik espalmou e a bola ainda passou perto da trave esquerda. Dois minutos depois, o ex-atleta do Santos emendou de primeira e 'Luisito' ainda tentou aproveitar, mas mandou para fora.

Aos poucos, a partida foi ficando morna, e uma nova finalização com relativo perigo aconteceu apenas aos 36. Bartra, que substituíra Iniesta, pegou sobra fora da área e concluiu pela linha de fundo.

Três minutos depois, em contra-ataque fulminante, os donos da casa fecharam a conta. Suárez desceu pela direita e retribuiu o presente para Neymar, que, com o goleiro caído, apenas completou para o gol vazio.

Duas semanas depois de terem empatado em 4 a 4 na Alemanha, Roma e Leverkusen protagonizaram nova partida movimentada, desta vez no Estádio Olímpico. O time anfitrião abriu 2 a 0, com gols de Salah e Dzeko. Mehmedi e 'Chicharito' Hernández buscaram a igualdade, mas Pjanic, de pênalti, selou o triunfo 'giallorosso' por 3 a 2.

Houve um brasileiro de cada lado na partida realizada na Itália. Os donos da casa contaram com o lateral-direito Maicon, e o Bayer, com o lateral-esquerdo Wendell.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade