PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Liga dos Campeões terá Real x Liverpool e Neymar x Lucas

28 ago 2014 - 13h45
(atualizado às 15h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Sorteio da Liga dos Campeões aconteceu em Mônaco
Sorteio da Liga dos Campeões aconteceu em Mônaco
Foto: Claude Paris / AP

A edição 2014/15 da Liga dos Campeões, principal competição de clubes da Europa, não fugiu ao padrão das últimas temporadas e vai apresentar confrontos de altíssimo nível já na fase de grupos. No sorteio realizado pela Uefa nesta quinta-feira, foi definido que logo de cara haverá partidas como Real Madrid x Liverpool, Barcelona x Paris Saint-Germain, Bayern de Munique x Manchester City e Arsenal x Borussia Dortmund. Veja a seguir o resumo dos grupos.

Grupo A: Atlético de Madrid, Juventus, Olympiacos e Malmö

Atual campeão espanhol e vice europeu, o Atlético de Madrid se reforçou bem para repor as perdas de Diego Costa, Filipe Luís e Courtois, com nomes como Mandzukic, Griezmann e Moyà começando bem a temporada. O time de Simeone deve polarizar a briga pelo topo do grupo com a Juventus, imbatível na Itália, mas que enfrentará uma temporada de transição após a saída do técnico Antonio Conte. Surpresa na última Champions, o grego Olympiacos tentará abocanhar uma das vagas com reforços como Afellay e Abidal, enquanto o sueco Malmö é franco-atirador.

Grupo B: Real Madrid, Basel, Liverpool e Ludogorets

<p>Real Madrid conta com os gols de Cristiano Ronaldo para defender o título </p>
Real Madrid conta com os gols de Cristiano Ronaldo para defender o título
Foto: Dylan Martinez / Reuters

Campeão europeu com um time estelar, o Real Madrid conseguiu ficar ainda mais "galáctico" com as chegadas de nomes como Toni Kroos e James Rodríguez, mas terá que lidar com a perda de atletas importantes como Xabi Alonso e Ángel Di María. Ainda assim, é o favorito absoluto do grupo. Já o tradicionalíssimo Liverpool, de volta à Liga dos Campeões após quatro anos, pinta como a segunda força, com um time bastante reforçado após a venda estratosférica de Suárez ao Barcelona. O Basel, que costumeiramente tem times jovens e técnicos, deve ficar com a Liga Europa, enquanto o búlgaro Ludogorets, apesar da história fantástica para conseguir a classificação, entra como total azarão.

Grupo C: Benfica, Zenit, Bayer Leverkusen e Monaco

Sem dúvida, o grupo mais equilibrado da primeira fase: os quatro times têm chances reais de classificação. O cabeça de chave é o Benfica, cheio de brasileiros como Luisão, Derley, Talisca e o experiente goleiro Júlio César; o Zenit tem um time entrosado e liderado pelas jogadas explosivas de Hulk; o Bayer Leverkusen aposta em jovens como Son Heung-Min, Drmic e Calhanoglu; e o novo-rico Monaco espera ter Falcao García em plena forma para acumular gols e mais gols. Nenhum bicho-papão, nenhum peso morto: o Grupo C promete emoção até o fim.

Grupo D: Arsenal, Borussia Dortmund, Galatasaray e Anderlecht

Arsenal e Borussia Dortmund devem ser os protagonistas da chave, ambos com suas propostas de futebol dinâmico, coletivo e agradável de se ver. Os ingleses apostam em Alexis Sánchez para subir o nível de seu setor ofensivo, enquanto os alemães ainda buscam uma solução para a saída do artilheiro Lewandowski. Já o Galatasaray, dono de campanhas sólidas nas últimas temporadas, pode pintar como surpresa caso um dos favoritos vacile, mesmo tendo perdido Drogba para o Chelsea. O belga Anderlecht deve brigar, no máximo, por uma vaga na Liga Europa.

Grupo E: Bayern de Munique, Manchester City, CSKA Moscou e Roma

<p>Lewandowski é o grande reforço do Bayern de Munique para retomar a coroa da Europa</p>
Lewandowski é o grande reforço do Bayern de Munique para retomar a coroa da Europa
Foto: Reuters

Mais uma chave com dois claros favoritos, mas uma terceira força que pode incomodar e até surpreender. O gigante Bayern de Munique conta com novas caras como Lewandowski, Benatia e Xabi Alonso para fortalecer um time já fantástico e tentar compensar a saída de Kroos; já o Manchester City não se reforçou com nomes de peso, mas manteve a base campeã inglesa na última temporada. A Roma, também de volta à Liga dos Campeões, é quem pode atrapalhar a dupla favorita, contando ainda com o interminável Francesco Totti e jovens valores como Pjanic e Strootman. Já o CSKA, sem a força de outros tempos, corre por fora.

Grupo F: Barcelona, PSG, Ajax e Apoel

<p>Dupla Messi-Neymar ganhará a companhia de Luis Suárez a partir da quarta rodada</p>
Dupla Messi-Neymar ganhará a companhia de Luis Suárez a partir da quarta rodada
Foto: Toni Albir / EFE

Dois dos principais times da Europa no momento, Barcelona e Paris Saint-Germain devem monopolizar a disputa no Grupo F. O time espanhol passa por uma renovação com Luis Enrique, e não poderá contar com Suárez nas três primeiras rodadas, mas ainda tem astros como Messi, Neymar e Iniesta; já os franceses possuem nomes também estelares, como Ibrahimovic, Cavani e Thiago Silva. Os amigos Neymar e Lucas também poderão se reencontrar. Azar do Ajax, que novamente vai ter que enfrentar uma chave duríssima, e do Apoel, do Chipre, que tende a fazer apenas figuração no grupo.

Grupo G: Chelsea, Schalke 04, Sporting e Maribor

Se alguém pode afirmar que deu sorte no sorteio, é José Mourinho. O Chelsea pegou uma chave altamente acessível e é o favorito absoluto para figurar na ponta do grupo, reforçando um time já talentoso com nomes como Fabregas, Diego Costa e Filipe Luís. Schalke e Sporting devem protagonizar o duelo pela segunda vaga, com o time alemão levemente favorito graças às boas participações recentes na Europa. O esloveno Maribor, novidade na fase de grupos nos últimos anos, é o azarão da chave.

<p>Em busca de sua terceira Liga dos Campeões, José Mourinho pegou chave fácil com o Chelsea</p>
Em busca de sua terceira Liga dos Campeões, José Mourinho pegou chave fácil com o Chelsea
Foto: Srdjan Stevano / Getty Images

Grupo H: Porto, Shakhtar, Athletic Bilbao e Bate Borisov

Mais um grupo em que não há times de primeiro nível do futebol europeu. O Porto é o cabeça de chave e deve ficar com uma das vagas: os portugueses têm a mesma base há anos e fizeram apostas interessantes, como Brahimi, Tello e Martins Indi. O Shakhtar não está jogando em seu estádio por causa da crise na Ucrânia, mas ainda é forte graças à fórmula de jovens brasileiros no ataque e jogadores experientes na defesa. O Bilbao, que eliminou o Napoli na fase preliminar, também tem boas chances de avançar às oitavas, enquanto o bielorrusso Bate Borisov tentará surpreender novamente, mas deve brigar só por Liga Europa.

 
Veja os grupos da Liga dos Campeões 2014/15
Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D
Atlético de Madrid
(Espanha)
Real Madrid
(Espanha)
Benfica
(Portugal)
Arsenal
(Inglaterra)
Juventus
(Itália)
Basel
(Suíça)
Zenit
(Rússia)
Borussia Dortmund
(Alemanha)
Olympiacos
(Grécia)
Liverpool
(Inglaterra)
Bayer Leverkusen
(Alemanha)
Galatasaray
(Turquia)
Malmö
(Suécia)
Ludogorets
(Bulgária)
Monaco
(França)
Anderlecht
(Bélgica)
 
Grupo E Grupo F Grupo G Grupo H
Bayern de Munique
(Alemanha)
Barcelona
(Espanha)
Chelsea
(Inglaterra)
Porto
(Portugal)
Manchester City
(Inglaterra)
Paris Saint-Germain
(França)
Schalke 04
(Alemanha)
Shakhtar Donetsk
(Ucrânia)
CSKA Moscou
(Rússia)
Ajax
(Holanda)
Sporting
(Portugal)
Athletic Bilbao
(Espanha)
Roma
(Itália)
Apoel
(Chipre)
Maribor
(Eslovênia)
Bate Borisov
(Bielorrússia)
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade