2 eventos ao vivo
Logo do Liga dos Campeões
Foto: Terra

Liga dos Campeões

"Décima x Tríplice": Números marcam duelo entre Real e Bayern

22 abr 2014
16h38

Real Madrid, obcecado pelo 10º título da Liga dos Campeões da Europa, e Bayern de Munique, que sonha em repetir a Tríplice Coroa da temporada passada, abrem nesta quarta-feira um esperado duelo pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, no estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola.

O confronto direto inclui tabus e é marcado por uma série de números que mostram um equilíbrio no poderio ofensivo e até em desfalques, e o quão credenciadas as duas equipes estão na disputa pelo título:.

.

Onze anos: desde 2002/2003, a cada início de temporada, a conquista da 'Décima' é o objetivo maior do time espanhol. Assim é chamada cada taça conquistada pelo Real, em 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000, 2002. Na primeira tentativa, a Juventus foi a vilã, nas semifinais. Na última foi a vez do Borussia Dortmund, na mesma fase.

Três títulos: assim a equipe bávara terminou a última temporada, com as taças da 'Champions', do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha. Agora, a primeira das etapas foi cumprida, com título da 'Bundesliga' conquistado com sete rodadas de antecedência. Além do torneio continental, o Bayern está vivo no torneio nacional eliminatório, em que enfrentará o Dortmund na decisão.

2,71 x 2,76: estas são as expressivas médias de gol de Real e Bayern, respectivamente, nesta temporada, considerando apenas os jogos oficiais. O time espanhol marcou 141 vezes em 52 jogos, enquanto o rival alemão anotou 138 gols em 50 partidas realizadas, o que garante ao torcedor a expectiva de rede balançando nos dois duelos das semifinais.

Quatro dúvidas: os técnicos têm dois problemas cada, sendo um deles de tirar o sono. Carlo Ancelotti ainda não sabe se contará com Cristiano Ronaldo, que se recupera de lesão. Bale, gripado, não vem treinando, mas deve jogar, assim como Alaba no Bayern. Josep Guardiola se preocupa mesmo com as condições físicas de Neuer, que será titular, depois perder três jogos por contusão na panturrilha.

4 x 3: este é o placar de desfalques certos para o jogo, favorável ao Real, que tem menos jogadores no estaleiro: Arbeloa, Khedira e Jesé. No time alemão, não jogarão Thiago Alcântara, Shaqiri, Badstuber e Starke. Marcelo poderia igualar esse placar, mas foi liberado de lesão muscular e ficará no banco.

Vinte jogos: esse é o histórico de duelos entre as duas equipes em competições continentais, com vantagem para o Bayern que venceu 11 vezes. O Real levou a melhor em sete oportunidades, e dois jogos terminaram empatados.

Treze anos: é o tempo que o atual campeão europeu não vence o rival em Madrid. Em 1º de maio de 2001, o brasileiro Élber marcou aos 10 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória do Bayern por 1 a 0, também pelas semifinais da competição.

Dezessete partidas: é a invencibilidade como mandante do Real Madrid como mandante na 'Champions'. A última derrota da equipe foi para o Barcelona, comandado justamente por Guardiola, também por uma semifinal. Lionel Messi fez os dois gols da vitória por 2 a 0 da equipe catalã.

29 de abril: esta é a data do confronto de volta, que acontecerá na Allianz Arena, em Munique, da qual sairá o primeiro finalista da competição, um dia antes do segundo jogo entre Chelsea e Atlético de Madrid, em Londres.

Prováveis escalações:.

Real Madrid: Casillas; Carvajal, Pepe, Sergio Ramos e Fábio Coentrão; Xabi Alonso, Modric e Di María; Bale, Cristiano Ronaldo (Isco) e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.

Bayern de Munique: Neuer; Rafinha (ou Mandzukic), Boateng, Dante e Alaba; Lahm, Schweinsteiger e Kroos; Robben, Müller e Ribèry. Técnico: Josep Guardiola.

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Michael Mullarkey e Darren Cann.

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha).

EFE   
publicidade