PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Com gol de Douglas Costa, Bayern goleia Olympiacos e avança

24 nov 2015 - 19h41
(atualizado em 25/11/2015 às 09h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Matthias Hangst/Bongarts / Getty Images

O Bayern de Munique garantiu matematicamente a vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa ao golear nesta terça-feira o Olympiacos por 4 a 0, em casa, em dia de vitória fundamental para Arsenal, em seus domínios, sobre o Dínamo de Zagreb por 3 a 0.

Douglas Costa, um dos grandes destaques do time bávaro na temporada, abriu o caminho para o êxito, que ainda teve Robert Lewandowski, Thomas Müller e Kingsley Coman balançando as redes na Allianz Arena

Em quase todo segundo tempo, o Bayern ainda atuou com um homem a menos em campo, devido a expulsão do zagueiro Holger Badstuber, que voltava a atuar depois de sete meses de afastamento. Quando o alemão viu o cartão vermelho, o placar já marcava 3 a 0 para os anfitriões.

Com a vitória, a equipe de Munique chegou aos 12 pontos, abrindo três de vantagem para o próprio Olympiacos. Apesar de faltar uma rodada, a classificação e o primeiro lugar já estão garantidos pois o Bayern levou a melhor duas vezes sobre o rival grego, já se garantindo no primeiro critério de desempate, o confronto direito.

O alvirrubro do Pireu, pelo mesmo item, poderá perder para o Arsenal, em casa, no dia 9 de dezembro, por 1 a 0 ou 2 a 1, que avançará para as oitavas de final. Qualquer outro resultado favorável ao time inglês, o classifica.

Os 'Gunners' se reabilitaram, vencendo o Dínamo de Zagreb, no Emirates Stadium, por 3 a 0, com dois gols do chileno Alexis Sánchez e um do alemão Mesut Özil - com direito a assistência do atacante sul-americano -, chegando assim aos seis pontos.

Özil marcou um dos gols do Arsenal vitória sobre o Dínamo de Zagreb
Özil marcou um dos gols do Arsenal vitória sobre o Dínamo de Zagreb
Foto: Gerry Penny / EFE

A equipe croata, última rival do Bayern de Munique na fase de grupos, está eliminada e sequer tem chances de alcançar a terceira colocação, o que daria o direito de disputar as fases eliminatórias da Liga Europa.

Para encarar o duelo desta terça-feira, em casa, o espanhol Josep Guardiola escalou equipe extremamente ofensiva, com Vidal de primeiro volante, Douglas Costa em função distinta a que vem se destacando, como meia mais centralizado, e Arjen Robben e Kingsley Coman aberto pelos lados.

A equipe alemã sequer deu tempo para o adversário, que teve o atacante Sebá, ex-Cruzeiro, entre os titulares, entender qual a formação utilizada. Logo aos 8 minutos, Boateng acertou chutaço de fora da área, Roberto espalmou e Douglas Costa apareceu para fuzilar para as redes.

Aos 16, a jogada parecia ser falha, quando Coman dominou na intermediária e finalizou nas pernas de Lewandowski. O artilheiro polonês, no entanto, conseguiu remendar, ajeitando a bola e, livre de marcação, batendo bem na bola para vencer o goleiro espanhol.

O terceiro gol veio em seguida, aos 20, também com certa casualidade, já que após bola levantada na área, Coman pegou meio sem jeito e chegou a lamentar, sem ver que Robben conseguiu recuperá-la na direita e cruzar na medida para Müller marcar.

A pressão avassaladora seguiu e, por muito pouco o Bayern não aumentou aos 24, quando Douglas Costa fez jogada individual e serviu Lewandowski, que finalizou à direita do gol defendido por Roberto.

Aos 32 do primeiro tempo, a felicidade bávara foi ofuscada por problema físico de Robben, que teve que deixar o gramado para dar lugar a Kimmich.

A contusão do holandês, talvez inconscientemente, fez o time da casa reduzir bastante o risco, fazendo também com que as chances de gol fossem reduzidas. Aos 44, o Olympiacos deu o primeiro susto, com Milivojevic cobrando falta com muita força, à direita do gol de Neuer.

No segundo tempo, o Bayern voltou em ritmo mais lento, sofrendo duro golpe logo aos 7 minutos, quando Badstuber, que não atuava desde abril, perdeu na corrida para Brown e fez falta na entrada da área, sendo expulso pelo árbitro sueco Jonas Eriksson.

Mesmo com um homem a menos em campo, o Bayern foi que ficou perto de marcar, aos 12 minutos, quando Douglas Costa cobrou falta com muito veneno, ficando muito perto de acertar o canto direito do gol de Roberto.

A vantagem numérica não tornou o Olympiacos mais ousado, e a punição veio com a vitória virando goleada aos 25 minutos do segundo tempo, em linda jogada. Lahm levantou a bola na área, Müller escorou e Coman finalizou para o fundo das redes, vencendo Roberto.

Aparentemente insatisfeito com a vantagem de quatro gols, o Bayern seguiu pressionando. Aos 41, Kimmich ficou cara a cara com Roberto, tentou toque com estilo, mas parou na defesa do espanhol. Pouco depois, Müller se esticou todo para tentar gol de cobertura, mas não pegou bem na bola e o goleiro rival a segurou.

O camisa 25, revelação da Copa do Mundo de 2010, ficou ainda mais perto de balançar as redes nos acréscimos, acertando a trave direita do Olympiacos, após receber livre na entrada da área, tirando o último grito da torcida anfitriã.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade