PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Em duelo de goleadores, Real Madrid recebe Galatasaray pela Liga dos Campeões

2 abr 2013 - 13h40
Compartilhar

O Real Madrid vai a campo nesta quarta-feira, para receber o Galatasaray, na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa com um objetivo claro: conseguir vantagem no Santiago Bernabéu, para conseguir resistir ao "inferno turco", que o espera na semana que vem.

O time espanhol lutará para chegar a sua terceira semifinal consecutiva na competição. Se atingir esse feito, será a 24ª vez que o Real ultrapassará as quartas de final, estabelecendo um novo recorde.

Já a equipe turca, que volta a esta fase da 'Champions' após 12 anos. Além disso, tenta chegar às semifinais pela segunda vez na história. A primeira, e até agora única, aconteceu na temporada 1988/1989, quando o Galatasaray eliminou o Monaco nas quartas e caiu diante o Steaua Bucareste.

O Real Madrid, que começou a temporada de maneira irregular, permitindo logo a disparada do Barcelona no Campeonato Espanhol. De certa forma, a instabilidade durou até o dia 26 de fevereiro. Em uma semana, a equipe bateu o Barcelona duas vezes e ainda despachou o Manchester United das oitavas de final da Liga dos Campeões, em pleno Old Trafford.

Amanhã, quando entrar em campo, o time espanhol terá completado dois meses sem ser derrotado. A última derrota aconteceu no dia 2 de fevereiro, para o Granada, por 1 a 0. Desde então foram oito vitórias e dois empates. No sábado aconteceu uma destas igualdades, com o Zaragoza, em 1 a 1.

Para a partida contra o campeão turco, José Mourinho tem força máxima à disposição, inclusive Iker Casillas, já liberado para jogar após uma fratura em um dos dedos da mão, sofrida dois meses atrás. O técnico português, no entanto, descartou a presença do goleiro na partida e até defendeu que ele permaneça na reserva de Diego López.

Na zaga, a dúvida é sobre quem ocupará a lateral direita, e as duas posições da zaga. Alvaro Arbeloa, Sérgio Ramos, Pepe e Raphael Varane brigam pelos três postos no time titular. Na lateral esquerda, Fábio Coentrão começar jogando e Marcelo iniciar como reserva.

O Galatasaray, por sua vez, ganhou força depois da janela de transferências de verão, quando o clube acertou com dois craques de nível mundial, já campeões da Liga dos Campeões da Europa, Wesley Sneidjer, ex-Inter de Milão, e Didier Drogba, do Chelsea.

O destaque na competição, no entanto, é caseiro, o atacante Burak Yilmaz, artilheiro da competição com oito gols, dividindo o topo da classificação justamente com Cristiano Ronaldo, maior estrela do Real Madrid.

Foi do goleador turco, aliás, o gol da principal vitória do Galatasaray na competição, sobre o Manchester United, por 1 a 0. Nas oitavas de final, Yilmaz marcou no empate com o Schalke 04, em 1 a 1, na Turquia. Na volta, fez o segundo na vitória por 3 a 2, que calou a torcida 'azul real' em Gelsenkirschen.

Além do seu artilheiro e de Sneidjer e Drogba, o técnico Fatih Terim contará com todos os jogadores inscritos na competição, entre eles, Felipe Melo, camisa 10 e titular absoluto da equipe.

Na história das competições europeis, Real Madrid e Galatasaray já se encontraram nas quartas de final da Liga dos Campeões, na temporada 2000/2001. Na ida, os turcos fizeram juz ao mando de campo e venceram por 3 a 2, com um dos gols sendo marcado por Jardel, em time que ainda tinha os brasileiros Capone e Márcio Mexerica.

Na volta, no entanto, o Real Madrid atropelou, ao vencer por 3 a 0, com dois gols de Raúl e um de Iván Helguera.

Alguns meses antes, em agosto de 2000, as duas equipes duelaram pela Supercopa Europeia, com o time turco vencendo por 2 a 1, em Mônaco. Nessa partida, Jardel fez dois gols, um deles na prorrogação, garantindo a conquista inédita na história do clube.

Prováveis escalações:.

Real Madrid: Diego López; Arbeloa (ou Pepe), Sergio Ramos, Varane e Fábio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Özil e Di María; Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: José Mourinho.

Galatasaray: Muslera; Eboué, Kaya, Nounkeu e Riera; Altintop, Felipe Melo, Inan e Sneijder; Drogba e Yilmaz. Técnico: Fatih Terim.

Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega), auxiliado pelos compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas.

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha).

EFE   
Compartilhar
Publicidade