PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Em momentos opostos, Arsenal e Bayern de Munique iniciam duelo na 'Champions'

18 fev 2013 - 16h43
(atualizado às 16h46)
Compartilhar

Um Arsenal em crise, contra um Bayern de Munique com moral cada dia mais elevada: essa é a síntese do duelo das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, que começará a ser disputado nesta terça-feira, no Emirates Stadium, em Londres.

Para o time inglês, a temporada vem sendo daquelas para se esquecer. No campeonato nacional, o Arsenal ocupa a quinta colocação, limite para qualificação à Liga Europa, dois pontos a frente do Everton. Para piorar, os 'Gunners' só sofreram derrotas para as três mais fortes equipes do Inglês, Manchester United, Manchester City e Chelsea.

Na Copa da Liga Inglesa, eliminação nas quartas de final, diante do modesto Bradford, da quarta divisão, nos pênaltis. Neste sábado, o Arsenal caiu também na Copa da Inglaterra, eliminado nas oitavas de final para o Blackburn, que disputa a segunda divisão nesta temporada.

Na 'Champions', a equipe londrina avançou como segunda colocada no grupo B, atrás do Schalke 04. Em seis jogos, foram três vitórias, um empate e duas derrotas, uma delas para o time alemão, em pleno Emirates Stadium. Na última rodada, contra o Olympiacos, fora de casa, o Arsenal perdeu de virada, quando precisou de uma vitória para terminar no primeiro lugar.

O Bayern de Munique, por sua vez, não para de acumular notícias boas. No Campeonato Alemão, a equipe lidera com 57 pontos em 66 disputados, tendo sofrido apenas uma derrota. Caso vença sete dos próximos 14 jogos, de quebra, vai igualar o recorde de vitórias na história da competição, que é de 25.

Campeão no início da temporada da Supercopa da Alemanha, ao vencer o Borussia Dortmund, por 2 a 1, o Bayern enfrentará o mesmo rival nas quartas de final da Copa da Alemanha, competição na qual marcou 10 gols em três jogos, sem ter sofrido nenhum.

A Liga dos Campeões, certamente, é a competição onde o clube encontrou maior "resistência dos rivais", ainda assim, se garantiu em primeiro lugar no grupo F. Foram quatro jogos, um empate e uma derrota. Bayern e Valencia terminaram com 13 pontos ganhos, mas a equipe alemã levou a vantagem no confronto direto, com uma vitória e um empate.

Para piorar a vida do Arsenal, problemas não faltam para o técnico Arsène Wenger escalar a equipe. Na lateral esquerda, Monreal não pode atuar ter jogado a competição pelo Málaga, e Kieran Gibbs está lesionado. O meia Mikel Arteta também é dúvida por não estar totalmente recuperado de uma lesão muscular.

Assim, o técnico francês vai precisar mudar a forma de a equipe jogar, voltando a utilizar o zagueiro Thomas Vermaelen na lateral canhota. No meio-campo, caso o espanhol fique de fora, Tomás Rosický, que começou jogando contra o Blackburn deve seguir como titular.

No Bayern, o principal desfalque segue sendo Holger Badstuber, contundido. Como outro zagueiro, Jerome Boateng está suspenso, a linha defensiva da equipe será formada por Philipp Lahm, Daniel van Buyten, Dante e David Alaba.

Por outro lado, o volante espanhol Javi Martínez deve voltar à equipe titular, já que se recuperou de uma lesão em um dos dedos do pé, que o tirou da partida contra o Wolfsburg, na última sexta-feira. Caso opte por preservar o jogador, o técnico Jupp Heynckes deve utilizar Luiz Gustavo como titular.

O duelo de amanhã será o quinto envolvendo as duas equipes na Liga dos Campeões. A vantagem do Bayern de Munique é ligeira, já que são duas vitórias da equipe, e uma do Arsenal, além de um empate. Em Londres, foram dois duelos, com uma vitória dos donos da casa e um empate.

Na temporada 2004/2005, as duas equipes fizeram sua única disputa de 'mata-mata', pelas oitavas de final da competição. Na partida de ida, vitória por 3 a 1 do time alemão. Na volta, o Arsenal até venceu, por 1 a 0, mas não conseguiu reverter a situação negativa, sendo eliminado.

A partida de volta entre Bayern de Munique e Arsenal será realizada no dia 13 de março, na Allianz Arena.

Prováveis escalações:

Arsenal: Szczesny; Sagna, Koscielny, Mertesacker e Vermaelen; Arteta (ou Rosicky), Ramsey Cazorla e Wilshere; Walcott e Podolski. Técnico: Arsène Wenger.

Bayern: Neuer; Lahm, Van Buyten, Dante e Alaba; Javi Martínez (ou Luiz Gustavo), Schweinsteiger, Müller e Kroos; Ribery e Mandzukic. Técnico: Jupp Heynckes.

Árbitro: Svein Oddvar Moen (Noruega), auxiliado pelos compatriotas Kim Thomas Haglund e Frank Andas.

Estádio: Emirates Stadium, em Londres (Inglaterra).

EFE   
Compartilhar
Publicidade