PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Galatasaray aposta fichas em Drogba para bater Schalke na Liga dos Campeões

19 fev 2013 - 14h52
(atualizado às 15h39)
Compartilhar

Didier Drogba, principal estrela do Chelsea na conquista do título europeu na última temporada, retorna à Liga dos Campeões após sua aventura chinesa, já nas oitavas de final da competição, contra o Schalke 04, em Istambul.

O time turco - que também conta com o brasileiro Felipe Melo - ganhou ares de favorito, com os grandes reforços que apresentou durante a janela de transferências de inverno, além da má fase da equipe alemã, que nos últimos 12 jogos, só venceu um.

Mesmo assim, o técnico Galatasaray, Fatih Terim, afirmou que é preciso ter cautela. "Sabemos muito bem o quanto os alemães dependem da disciplina de seus jogadores. A imprensa mostra o Schalke como um time fraco, mas isso não importa. Eles vêm aqui com o objetivo de nos derrotar e não podemos dar oportunidades".

Burak Yilmaz, uma das referências no ataque do Galatasaray, voltou a treinar com o resto do grupo após alguns dias ausente por conta de dores no quadril. Já o sueco Johan Elmander continua sendo dúvida.

A grande notícia do lado turco é a presença de Drogba, sua grande contratação na última janela de transferências e que marcou um gol na sua estreia na semana passada pelo Campeonato Turco. Outro nome de impacto é o meia holandês Wesley Sneijder, contratado junto a Inter de Milão.

O Schalke 04, do brasileiro Michel Bastos, chega imerso em uma crise devido aos maus resultados no Campeonato Alemão e com desfalques importantes, como o japonês Atsuto Uchida. Por isso, Marco Höger deve aparecer mais uma vez como lateral direito.

Nas últimas 12 partidas, o Schalke só venceu uma, contra o Hannover 96, pelo Campeonato Alemão. No mais, foram seis derrotas e cinco empates. Vice-líder da competição no encerramento da 12ª rodada, a equipe viu o desempenho desmoronar, resultando na queda de sete posições em 10 rodadas.

Dentro desse panorama sombrio, há, no entanto, uma boa notícia para o Schalke. O atacante holandês Huntelaar retorna à equipe após ter sido desfalque nos dois últimos jogos devido a uma lesão no olho.

Na Liga dos Campeões, o balanço da fase de grupos é melhor para o time alemão, que não perdeu nenhuma partida, com três vitórias e três empates, terminando na primeira colocação do grupo B, a frente de Arsenal, Olympiacos e Montpellier.

Já o Galatasaray começou com duas derrotas e um empate, antes de emplacar três vitórias seguidas, uma delas contra o líder Manchester United. Com os mesmos 10 pontos do Cluj, a equipe turca avançou pelos pontos obtidos no confronto direto.

O duelo desta quarta-feira é inédito na história das competições continentais. Contra equipes do país adversário, o time de Felipe Melo tem mais história. O Galatasaray enfrentou alemães 24 vezes, vencendo seis, empatando 11 e perdendo sete. No último, pela antiga Copa da Uefa, a equipe foi eliminada, nas oitavas de final para o Hamburgo.

O Schalke 04, mesmo com menos confrontos, tem desempenho melhor. Só enfrentou equipes turcas quatro vezes, mas nunca perdeu. Foram duas vitórias e dois empates. Na única vez que o encontro valia vaga, em 1996, eliminou o Trabzonspor na Copa da Uefa.

Prováveis escalações:

Galatasaray: Muslera; Eboué, Semih, Nounkeu e Riera; Hamit, Felipe Melo, Selçuk Inan e Snejder; Drogba e Burak Yilmaz. Técnico: Fatih Terim.

Schalke: Hildebrandt; Höger, Höwedes, Matip e Fuchs; Jones e Neustädter, Farfán, Draxler e Michel Bastos; Huntelaar. Técnico: Jens Keller.

Árbitro: William Collum (Escócia), auxiliado pelos compatriotas Martin Cryans e William Conquer.

Estádio: Türk Telekom, em Istanbul (Turquia).

EFE   
Compartilhar
Publicidade