PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Galatasaray bate Schalke 04 em jogaço e vai às quartas da Liga dos Campeões

12 mar 2013 - 18h52
(atualizado às 18h56)
Compartilhar

Em partida muito movimentada realizada nesta terça-feira na Alemanha, o Galatasaray desbancou o Schalke 04, vencendo por 3 a 2, e avançou nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, voltando a estar entre os oito melhores do continente após 12 anos.

O placar do jogaço foi aberto por Roman Neustädter aos 17 minutos do primeiro tempo. Nesse momento, o time turco precisava de uma virada, que veio, com Hamit Altintop, que marcou 20 minutos depois, e Burak Yilmaz, que fez aos 42 da etapa inicial. Aí quem precisava da virada eram os donos da casa, que só conseguiram nova igualdade, com Michel Bastos, 18 do segundo tempo. Só que aos 50 minutos da etapa complementar, Umut Bulut fechou o placar.

Na primeira partida, as duas equipes empataram em 1 a 1. Agora, o time do volante brasileiro Felipe Melo, que atuou durante os 90 minutos, aguarda até a próxima sexta-feira para conhecer seu adversário na próxima fase.

Com o resultado, o Galatasaray volta às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa após 12 anos. Na última vez que disputou esta fase, na temporada 2000/2001, com Capone, Márcio Mixirica e Jardel em seu elenco, o clube se classificou em oitavas de final que tinham sistema de grupos, e caiu na sequência diante do Real Madrid.

As duas equipes entraram em campo com poucas novidades, quanto ao previsto em suas escalações. O técnico Jens Keller, como já era esperado apostou no finlandês Teemu Pukki para substituir o goleador holandês Klaas-Jan Huntelaar, que se contundiu no sábado, durante clássico contra o Borussia Dortmund.

O Galatasaray, que precisava começar o jogo partindo atrás de um gol, começou o jogo mais ofensivo, devido a sua formação ousada, com Altintop, Sneidjer e Inan no meio-campo, Droga e Yilmaz na frente.

Como se jogasse em casa, o time turco foi para cima, assustando aos 3 minutos com Drogba, que chutou à esquerda do gol do time da casa. Ameaça séria mesmo veio no lance seguinte, quando o atacante marfinense recebeu na área, usou seu talento para se livrar da marcação e soltou um petardo, defendido por Hildebrand.

Apesar das tentativas do Schalke de tentar sair para o jogo, era o Galatasaray que seguia com tudo. Aos 13, em grande jogada que teve participação de Drogba e Inan, a bola sobrou para Altintop. O meia tentou tocar no contrapé do goleiro alemão, que apareceu bem mais uma vez, para impedir a abertura do placar.

Depois de três chances para o rival, o time alemão mostrou precisão para marcar. Em cobrança de escanteio de Farfán, aos 17 minutos de jogo, a bola ficou pipocando na área do time turco, o goleiro Muslera e a zaga não conseguiram cortar e Neustädter chutou forte para dentro das redes.

Se já tinha uma postura ofensiva, a partir do 1 a 0 contra, o Galatasaray se lançou definitivamente na tentativa de fazer seu gol. Só que as 28 do primeiro tempo, a equipe começou a sofrer com os problemas físicos de Drogba, que precisou receber atendimento médico após uma dividida e voltou mancando para o campo de jogo.

Com isso, foram quase 15 minutos sem finalizar, até a equipe turca voltou a trocar passes na entrada da área adversária, fazendo Sneidjer receber e finalizar com categoria, por pouco não acertando o alvo, já que a bola saiu à esquerda de Hildebrand.

A jogada animou os visitantes. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Inan cobrou falta na esquerda da intermediária ofensiva do Galatasaray, rolando a bola para Altintop. O experiente meia não perdoou e acertou um belo chute, dessa vez, sem dar chances para o goleiro do Schalke que foi buscar a bola no fundo das redes.

Sem permitir que o time alemão respirasse, os visitantes viraram o placar cinco minutos depois. Em jogada iniciada numa dividida ganhar por Albert Riera, a bola sobrou para Burak Yilmaz, que ganhou na corrida, e se antecipou a Hildebrand, tocando antes da chegada do goleiro, fazendo seu oitavo gol na competição, que o igualou ao português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, no topo da artilharia.

Se no primeiro tempo, o Galatasaray entrou precisando marcar um gol, no segundo, o Schalke começou necessitando virar o placar. Por isso, Jens Keller decidiu colocar o lateral esquerdo Füchs no lugar do autor do gol, Neustädter, passando Kolasinac para zaga, fazendo sua equipe passa a atuar no esquema 3-5-2.

E foi com o jogador que entrara no intervalo que o time da casa tentou ameaçar, logo aos 3 minutos. Füchs finalizou de longe, mas não conseguiu acertar o gol de Muslera.

Sem querer dar chance para o azar, o Galatasaray não se abdicou de atacar. E aos sete minutos da etapa final, em jogada envolvendo os dois artilheiros turcos da noite, Altintop deu lindo passe para Yilmaz, que bateu forte, parando na defesa de Hildebrand, que espalmou para escanteio.

Absolutamente franco, o jogo continuou a mil por hora. Aos 11, o até então apagado Pukki recebeu dentro da área, protegeu bem a bola e bateu firme, fazendo com que Muslera trabalhasse dessa vez, fazendo a defesa.

Aos 15, por pouco o empate não saiu, com Draxler. O meia recebeu entrada da área, fez fila, se livrando de três marcadores, mas acabou batendo à direita do gol do time turco.

A blitz do time de Gelsenkirschen teve seu auge aos 18 minutos do segundo tempo. Primeiro Höger acertou um foguete de longa distância no travessão de Muslera, depois de bate-rebate na área, a bola sobrou para Uchida, que serviu Michel Bastos, que isolado, finalizou para o gol, empatando o duelo e levando a Veltins-Arena ao delírio.

O ritmo do segundo tempo era alucinante, e por pouco Draxler não marcou, aos 21, em grande defesa de Muslera. Pressionado pelo empate, o técnico Fatih Terim fez sua primeira mexida, colocando Amrabat no lugar de Sneijder, na busca de dar mais gás ao setor criativo de sua equipe.

Aos 32, o técnico do Galatasaray precisou mexer novamente, tirando Kaya, que em um lance de ataque do Schalke levou um chute na cabeça involuntário de Draxler, perdendo a consciência. O defensor acabou substituído por Zan.

Com 14 minutos em campo, aos 34, Amrabat esteve muito perto de definir a classificação para sua equipe, ao sair na cara do gol, finalizar, mas parar na defesa de Hildebrand. Sen outra chance, faltando 10 minutos, Keller foi para cima, colocando Meyer e Obasi, nos lugares de Höger e Pukki.

Sem conseguir o gol de empate, o time acabou sendo alvo do contra-ataque do time turco, que matou a partida aos 50 do segundo tempo. O lance começou com a reposição de Muslera, que passou para Inan, que lançou Bulut, jogador que entrara aos nove minutos antes. O atacante turco avançou sozinho, finalizou em cima de Hildebrand, mas no rebote, chutou para o gol aberto, fechando o placar em 3 a 2.

Ficha técnica:.

Schalke 04: Hildebrand; Uchida, Höwedes, Matip e Kolasinac; Höger (Meyer), Neustädter (Füchs), Farfán, Draxler e Michel Bastos; Pukki (Obasi). Técnico: Jens Keller.

Galatasaray: Muslera; Eboué, Nounkeu, Kaya (Zan) e Riera; Felipe Melo, Altintop, Sneijder (Amrabat) e Inan; Drogba e Burak Yilmaz (Bulut). Técnico: Fatih Terim.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado por seus compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark.

Gols: Neustädter, Michel Bastos (Schalke 04); Altintop, Yilmaz e Bulut (Galatasaray)

Cartões amarelos: Höger, Kolasinac (Schalke 04); e Drogba (Galatasaray).

Estádio: Veltins-Arena, em Gelsenkirchen (Alemanha).

EFE   
Compartilhar
Publicidade