PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Juventus detona Celtic e fica perto das quartas de final da Liga dos Campeões

12 fev 2013 - 19h49
(atualizado às 19h57)
Compartilhar

A Juventus ficou muito perto de retornar às quartas de final da Liga dos Campeões da Europa após sete anos, com a ótima vitória desta quarta-feira sobre o Celtic, por 3 a 0, em partida realizada na Escócia.

A equipe italiana venceu o duelo de ida das oitavas de final com gols de Alessandro Matri, Claudio Marchisio e Mirko Vucinic, abrindo grande vantagem para a partida de volta, que será realizada no dia seis de março, no Juventus Stadium.

A última vez que chegou às quartas foi na temporada 2005/2006, quando a 'Juve' bateu o Werder Bremen, da Alemanha - na fase seguinte, a equipe caiu diante do Arsenal. Para o Celtic, agora resta repetir o placar para levar o jogo para os pênaltis ou vencer por quatro gols de diferença.

Nas escalações, as duas equipes apresentavam desfalques importantes. Do lado escocês, faltava o atacante grego Giorgios Samaras, lesionado. No time italiano, quem ficou de fora foi o ala esquerdo ganês Kwadwo Asamoah, que acabou de retornar da disputa da Copa Africana de Nações.

Apesar do frio de 3 graus registrado em Glasgow, de acordo com a Uefa, o confronto foi quente desde o minuto inicial, quando Wanyama obrigou Buffon a fazer grande defesa. Dois minutos depois, no entanto, foi a 'Juve' que marcou, com Matrim que recebeu lançamento, ganhou de Ambrose no alto, e tocou por baixo de Forster, abrindo o placar.

A partir do gol, empurrados pela sua fanática torcida, o Celtic foi para cima. Aos 8 e 9 minutos, Mulgrew e Commons, respectivamente, colocaram o goleirão italiano para trabalhar novamente, sempre com chutes da entrada da área.

Aos poucos, o ritmo do jogo foi caindo e as chances de gol se tornaram mais escassas. Aos 26, o meia Commons, ao receber cruzamento de Lustig, tentou um lance de efeito, com uma meia-bicicleta, que não acertou o gol de Buffon. Nos instantes finais da etapa inicial, Lichtsteiner ainda arriscou, chutando de fora da área, mas não conseguiu vencer Forster pela segunda vez.

Assim como terminara a etapa inicial, o segundo tempo começou com ritmo lento. A torcida local, inclusive, só se manifestou em peso pela primeira vez aos 11 minutos, quando Lustig cruzou, procurando Forrest. O meia-atacante caiu, reclamou pênalti, não marcado pelo árbitro espanhol Alberto Undiano Mallenco.

Com a equipe italiana fechada na defesa, tentando conter a pressão adversária, apenas 10 minutos depois do lance, uma chance de gol voltou a surgir, quando a Juventus encaixou bom contra-ataque. A bola sobrou para Vucinic na marca do pênalti, mas o atacante montenegrino finalizou mal, em cima da defesa do Celtic.

A Juventus esperou até os 31 minutos do segundo tempo para colocar um de seus pés nas quartas de final da Liga dos Campeões. Após jogada iniciada por Padoin, na esquerda, e contando com o passe de pivô dado por Matri, Marchisio arrancou dentro da área, cortou a zaga e bateu com categoria para marcar o segundo do time de Turim.

O Celtic mal teve tempo para se recuperar e viu o estrago ficar ainda maior aos 37 minutos, quando Marchisio deu passe açucarado para Vucinic fazer o terceiro, com leve toque, na saída do goleiro Forster.

No minuto seguinte ao 3 a 0, o técnico Antonio Conte aproveitou para promover a estreia do experiente centroavante francês Nicolas Anelka, recém-contratado junto ao Shangai Shenhua, da China. Nos poucos instantes em que esteve em campo, o ex-jogador de Arsenal, Real Madrid e Chelsea pouco fez.

Ficha técnica:.

Celtic: Forster; Lustig (Matthews), Wilson, Ambrose e Izaguirre; Mulgrew, Wanyama, Forrest, Brown (Kayal) e Commons (Watt); Hooper. Técnico: Técnico Neil Lennon.

Juventus: Buffon; Barzagli, Bonucci e Cáceres; Lichsteiner, Vidal, Pirlo, Marchisio e Peluso (Padoin); Vucinic (Anelka), Matri (Pogba). Técnico: Antonio Conte.

Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Díaz Pérez del Palomar e Jesús Calvo Guadamuro.

Gols: Matri, Marchisio e Vucinic (Juventus).

Cartões amarelos: Hooper, Forrest e Brown (Celtic); Lichtsteiner e Padoin (Juventus)

Estádio: Celtic Park, em Glasgow (Escócia).

EFE   
Compartilhar
Publicidade