PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Klopp vê final como "Everest" e se emociona com ressurreição do Dortmund

24 mai 2013 - 16h22
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Klopp comparou conquista continental com um dos montes mais altos do mundo</p>
Klopp comparou conquista continental com um dos montes mais altos do mundo
Foto: Getty Images

Como de costume, o técnico do Borussia Dortmund, Jürgen Klopp, foi o centro das atenções na entrevista de véspera da final da Liga dos Campeões, nesta sexta-feira. Com seu estilo excêntrico e sorridente, o treinador de 1,90 m usou uma metáfora inusitada sobre o Everest, maior montanha do mundo, para definir a situação de seu time na decisão – e ainda se emocionou ao lembrar do trabalho de reconstrução iniciado com sua chegada, em 2008.

"As pessoas já escalaram o Monte Everest antes, e tiveram que voltar faltando 10 metros para o topo. Mas pelo menos elas tentaram, e nós vamos tentar também. Para estar preparado para os detalhes, você tem que fazer as coisas grandes corretamente. Serão dois times fortes se enfrentando, e o mundo todo olhando", discursou.

Em meio aos devaneios habituais e às respostas espontâneas, Klopp reconheceu o favoritismo do Bayern, time mais rico da Alemanha, que gastou mais de 100 milhões de euros a mais que o Borussia para montar seu time titular. Apesar disso, o treinador disse confiar no talento coletivo de sua equipe, que cresceu junta nas últimas temporadas até conquistar um bicampeonato alemão e chegar à final da Liga dos Campeões.

"Esta equipe esteve crescendo ao longo dos últimos cinco anos. Eu acho que isso é algo que só poderia ter acontecido neste clube. Talvez seja por isso que as coisas fiquem um pouco mais emotivas para nós", disse.

Klopp chegou ao Borussia em 2008 após campanhas ruins no Alemão, e seu impacto foi imediato: sexto lugar no primeiro ano, quinto lugar no segundo ano, e campeão nas duas temporadas seguintes. A coroação do trabalho do treinador de 45 anos pode acontecer neste sábado, contra o arquirrival Bayern. A final da Liga dos Campeões começa às 15h45 (de Brasília), no Estádio de Wembley, em Londres.

Infográfico estático -Final Liga dos Campeões
Infográfico estático -Final Liga dos Campeões
Foto: Reuters
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade