PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Manchester é "imbatível" em decisões da Copa dos Campeões

26 mai 2009 - 09h29
(atualizado às 10h03)
Compartilhar

Se depender do retrospecto, o Manchester United está bem perto de conquistar a Copa dos Campeões da Europa desta temporada. O clube inglês faturou o torneio nas três vezes que chegou à final. Essa invencibilidade vai ser posta à prova no confronto desta quarta-feira contra o Barcelona. Lembre como foram as outras três decisões vencidas pela equipe inglesa:

» Confira fotos do título do Barcelona

» Veja fotos dos títulos do Manchester

» Saiba tudo do duelo Messi x C. Ronaldo

» Espanhóis e ingleses disputam hegemonia

» Messi x C. Ronaldo pode definir "melhor do mundo"

1967/68 Manchester United x Benfica

O Manchester, do treinador Matt Busby, teve um caminho relativamente fácil até a semifinal da Copa dos Campeões de 1967/68. Os ingleses precisaram passar pelos malteses do Hibernians, pelos iugoslavos do Sarajevo e pelos poloneses do Gornik Zabrze, até disputar a semi contra o Real Madrid.

Eliminando os espanhóis, o Manchester chegou à final contra o Benfica de Eusébio e Otto Glória. A final, no Estádio Wembley, foi vencida pelos ingleses por 4 a 1, com dois gols de Bobby Charlton.

O primeiro título de Copa dos Campeões vencido pelo Manchester teve um significado maior do que a conquista do principal torneio da Europa. O troféu foi vencido no aniversário de dez anos do desastre aéreo de Munique, que matou oito jogadores do clube, entre eles o craque Duncan Edwards. Bobby Charlton foi um dos sobreviventes do acidente.

1998/99 Manchester United x Bayern de Munique

Na temporada mais vitoriosa do Manchester, o time, que contava com um meio-de-campo formado por David Beckham, Paul Scholes, Ryan Giggs e Roy Keane (todos em boa forma), o time inglês levou o campeonato nacional, a Copa da Inglaterra, o Mundial Interclubes (sobre o Palmeiras) e, claro, a Copa dos Campeões.

Em uma chave dificílima, que contava com Bayern de Munique e Barcelona, o Manchester passou para as quartas-de-final somente por ter sido o segundo melhor entre os segundo colocados da fase de grupos. Depois de passar por Dínamo de Kiev e Juventus, respectivamente nas quartas e na semifinal, os ingleses reencontram o Bayern na finalíssima.

Para muitos, a final da Copa dos Campeões de 1998/99 é até hoje a mais emocionante da história. O Bayern abriu o placar aos 6min, em cobrança de falta de Basler.

Mesmo desfalcados de Roy Keane e Paul Scholes na final, o Manchester pressionou o jogo inteiro e igualou o placar aos 46min do segundo tempo, com Sheringham. Um minuto depois, Solskjaer fez a virada após cobrança de escanteio e decretou a festa inglesa no Camp Nou.

2007/08 Manchester United x Chelsea

Conquista ainda fresca na memória dos torcedores, o título da temporada passada fez com que todos esquecessem a eliminação no torneio anterior, quando o Manchester caiu para o campeão Milan. Em 2007/08, o time inglês passou por Lyon e Roma nas oitavas e nas quartas-de-final.

Na semifinal, uma prévia da decisão deste ano. O Manchester fez dois confrontos equilibrados com o Barcelona, empatando sem gols o primeiro jogo no Camp Nou. Na partida decisiva, em Old Trafford, Scholes fez um golaço de fora da área aos 14min do primeiro tempo, o único da semifinal, e levou os ingleses à decisão da Copa dos Campeões.

Em uma final britânica, Cristiano Ronaldo e Frank Lampard marcaram para Manchester e Chelsea, respectivamente, deixando o jogo empatado até os minutos finais. O jogo seguiu 1 a 1 e a decisão foi para os pênaltis. Cristiano Ronaldo errou para o time de Manchester e o capitão do Chelsea John Terry teve a chance de dar o título ao seu time, mas o zagueiro escorregou na hora do churte e desperdiçou a chance. O título ficou com o Manchester depois que Anelka jogou sua cobrança nas mãos de Van der Sar.

Jogadores do Manchester celebram título conquistado na temporada 1998/99
Jogadores do Manchester celebram título conquistado na temporada 1998/99
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade