PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Multicampeão Barça busca "virada histórica" contra o Milan

11 mar 2013 - 16h16
(atualizado às 16h42)
Compartilhar

Vencedor de pelo menos uma edição de todos os torneios que disputou nos últimos cinco anos, o Barcelona não conseguiu neste tempo uma grande virada em uma eliminatória da Liga dos Campeões, mas terá uma nova chance nesta terça-feira, contra o Milan, no estádio Camp Nou.

Aquela que é apontado por alguns a melhor equipe de todos os tempos perdeu por 2 a 0 para os italianos no jogo de ida, no San Siro. Com isso, precisa vencer por três gols de diferença para não ser eliminada nas oitavas de final, algo que não acontece desde 2007.

Na última semana, o meia Xavi Hernández foi quem lembrou: "a esta geração, falta uma virada histórica". Oportunidades não faltaram, mas o Barça falhou em todas, entre elas as semifinais de 2010 e 2012.

Há pouco menos de três anos, o time catalão perdeu por 3 a 1 para a Inter de Milão, de José Mourinho, e conseguiu vencer apenas por 1 a 0 no Camp Nou na segunda partida. No ano passado, o Chelsea levou a melhor em casa, fazendo 1 a 0, e ainda arrancou um empate em 2 a 2 na Espanha.

Esses algozes têm em comum com o Milan a forte retranca armada para ir a Barcelona. Ambrosini, Flamini e Montolivo formarão uma trinca de marcadores no meio-campo 'rossonero', com Boateng mais encostado nos atacantes.

A equipe espanhola foi se apagando pouco a pouco no último mês. Messi continua fazendo gols, mas já não mostra a mesma empolgação, como destacou o lateral Daniel Alves nesta segunda-feira. E, pior que isso, a defesa vem cometendo erros em quase todos os jogos. Soma-se a esses problemas a ausência do técnico Tito Vilanova, que se recupera de um câncer em Nova York.

A necessidade de uma vitória por um placar elástico pode fazer com que o treinador interino, Jordi Roura, mexa na formação da equipe. Ele tem ape

Há uma chance, embora pequena, de o Barça jogar com três zagueiros, mas a grande novidade deve ser a formação do ataque, com um atacante fixo. Alexis Sánchez sai em vantagem na disputa com David Villa, e Cesc Fàbregas deve ir para o banco.

No Milan, as oitavas de final de 2012 servem de inspiração e alerta. Na ocasião, os italianos venceram o Arsenal por 4 a 0 no San Siro e perdeu por 3 a 0 em Londres, correndo o risco de disputar uma prorrogação e serem eliminados.

Massimiliano Allegri dificilmente alterará o desenho do time que conseguiu uma arrancada no Campeonato Italiano, saindo de perto da zona de rebaixamento para o terceiro lugar.

As únicas alterações serão feitas devido a problemas de lesão. Pazzini deverá dar lugar a Niang no ataque, e Yepes provavelmente ficará com a vaga de Mexes no miolo de zaga.

Prováveis escalações:.

Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e Sánchez. Técnico: Jordi Roura.

Milan: Abbiati; Abate, Yepes, Zapata e Constant; Ambrosini, Flamini, Montolivo e Boateng: Niang e El Shaarawy. Técnico: Massimiliano Allegri.

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria), auxiliado por seus compatriotas Gabor Erös e György Ring.

Estádio: Camp Nou, em Barcelona.

EFE   
Compartilhar
Publicidade