PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Na rodada final da fase de grupos, 13 times brigam por 7 vagas nas oitavas

7 dez 2015 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários

A rodada final da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa acontecerá nesta terça e quarta-feira, com a definição das últimas sete vagas nas oitavas de final, em disputa que envolvem clubes como Manchester United, Roma, Arsenal, Chelsea, Porto, entre outros.

Nove participantes já se garantiram na próxima fase, e quatro, Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Zenit São Petersburgo, estão garantidos na primeira colocação, o que dará direito a decidir em casa a próxima etapa da competição, que é eliminatória.

Nesta terça-feira, a grande atração é a disputa do grupo B, em que Wolfsburg e Manchester United, líder e vice-líder, respectivamente, farão confronto direto na Alemanha. Quem vencer do duelo entre Lobos, com nove pontos, e Diabos Vermelhos, com oito, avançará.

O PSV Eindhoven, terceiro colocado, com sete pontos, receberá o eliminado CSKA Moscou, que tem quatro pontos. Caso ganhe, o time holandês avança e deixa fora o derrotado da partida em solo alemão, se empatar, torce pelo revés do United, e caso perca, garantirá a classificação dos rivais que estão a frente na tabela.

O time que acabar com o terceiro posto na chave, como acontece nos demais grupos, passará a disputar a Liga Europa, entrando na fase 16 avos de final. Todos os quatro integrantes poderão ter este destino.

Nos demais grupos que terão jogos nesta terça-feira, os classificados já estão definidos, mas apenas no grupo A já há a ordem de primeiro e segundo colocado, que são Real Madrid e Paris Saint-Germain, com 13 e 10 pontos, respectivamente. Mesmo que o time francês tire a diferença, ficará como vice, pelo confronto direto.

Na chave, falta apenas saber quem será o terceiro posto, com o Shakhtar Donetsk em vantagem, precisando apenas terminar a rodada com a mesma pontuação do Malmö, o que está acontecendo nesse momento - ambos têm três pontos. O time ucraniano visitará o Real, enquanto a equipe sueca jogará fora de casa com o PSG.

No grupo C, haverá confronto direto entre Benfica e Atlético de Madrid, no Estádio da Luz. Os dois times estão com dez pontos, mas a equipe da casa terá a vantagem de jogar pelo empate, já que levou a melhor por 2 a 1, em 30 de setembro, em pleno Estádio Vicente Calderón.

Na Turquia, Galatasaray, com quatro pontos, e Astana, que tem três, farão duelo pela perceira posição, assim como na partida de Lisboa, com os mandantes atuando em busca de um empate.

Juventus e Manchester City, por sua vez, buscarão a primeira colocação do grupo D, mas sem se confrontar. O time italiano, que tem 11 pontos, visitará o Sevilla e precisará apenas de um empate para garantir matematicamente a ponta.

Os 'Citizens' jogarão fora de casa com o terceiro colocado Borussia Mönchengladbach, precisando vencer e torcer pela derrota dos 'Bianconeros'. A equipe alemã, por sua vez, irá a Liga Europa com resultado positivo.

Na quarta-feira, a principal disputa acontecerá no grupo G, em que Chelsea e Porto, ambos com dez pontos, se enfrentarão no estádio Stamford Bridge. O vencedor fica com a liderança e o perdedor torcerá para o que o Dínamo de Kiev não supere em casa o Maccabi Tel Aviv, que não pontuou até aqui.

Existe a possibilidade de empate triplo, caso a equipe ucraniana vença, e haja empate no duelo que será disputado em Londres. Neste caso, a definição iria para o saldo de gols nos jogos envolvendo apenas estas três equipes, o que faria do Dínamo líder e do Chelsea vice-líder.

No grupo E, o Barcelona já garantiu o primeiro lugar e encerra a participação em visita ao Bayer Leverkusen, que está em terceiro, com cinco pontos, o mesmo número que a Roma, que receberá o BATE Borisov, que é o lanterna, com quatro pontos.

O duelo entre Olympiacos e Arsenal, na Grécia, definirá o segundo colocado do grupo F, em que o time da casa poderá perder por 1 a 0 ou 2 a 1, que avançará, já que levou a melhor por 3 a 2, em pleno Emirates Stadium. Na outra partida, o Dínamo de Zagreb receberá o líder Bayern de Munique, que não perderá esse posto.

No grupo H, o Gent, que tem sete pontos, e o Valencia, com seis, disputam a segunda vaga. A equipe belga receberá o Zenit São Petersburgo, que já assegurou a primeira colocação, enquanto o time espanhol, na estreia do técnico Gary Neville na 'Champions', receberá o eliminado Lyon.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade