PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Ofensivos, Shakhtar e Dortmund prometem mais emoções na Liga dos Campeões

4 mar 2013 - 15h37
(atualizado às 15h49)
Compartilhar

Destaques da fase de grupos e protagonistas de um duelo de quatro gols na ida das oitavas de final, Borussia Dortmund e Shakhtar Donetsk duelam nesta terça-feira, no estádio Signal Iduna Park, na Alemanha, em busca de um lugar no seleto grupo dos oito melhores times da Liga dos Campeões da Europa.

Na primeira partida, na Ucrânia, as duas equipes fizeram um jogaço, que terminou empatada em 2 a 2. Srna e Douglas Costa marcaram para o time da casa, já Lewandowski e Hummels anotaram os gols do campeão europeu na temporada 1996/1997.

Quem vencer avança às quartas de final. Empates em 0 a 0 ou 1 a 1, classificarão o Borussia. Repetição da igualdade em dois gols leva a partida para a prorrogação. Qualquer outro placar igual garantirá a vaga do Shakhtar.

A equipe alemã tenta na competição continental seu maior êxito na temporada. A Copa da Alemanha já não é mais possível, depois da eliminação sofrida na semana passada diante do Bayern de Munique, mesmo rival que já tem quase que garantido o título nacional, afinal, lidera a competição com 17 pontos de vantagem para o Borussia.

No último sábado, contra o Hannover 96, o técnico Jürgen Klopp até poupou alguns titulares, como o lateral direito Lukasz Piszcsek, que sequer atuou, além de Marco Reus e Mario Götze, que jogaram 45 minutos.

Para esta terça-feira, o zagueiro Mats Hummels é a principal dúvida. Desfalque nas últimas partidas devido a uma gripe, o defensor pode ser poupado devido ao receio do técnico quanto a sua forma física. O reserva imediato Felipe Santana, ex-Figueirense, deve começar jogando.

Mesmo iniciando a partida com um resultado que favorece sua equipe, o atacante Robert Lewandowski garante que o Borussia não cairá na armadilha de jogar pelo 0 a 0. "Seria perigoso demais. O Shakhtar está sempre em condições de marcar", explicou o goleador.

Como as igualdades que interessam para a equipe ucraniana são a partir de três gols, a busca deve ser pela vitória, que seria a segunda como visitante na competição. Na fase de grupos, o Shakhtar venceu apenas o modesto dinamarquês Nordsjaelland, por 5 a 2. Contra Juventus houve empate em 1 a 1, e contra o Chelsea, derrota por 3 a 2.

Na última sexta-feira, após paralisação de dois meses, a equipe voltou a disputar o Campeonato Ucraniano, vencendo o Volyn Oblask, por 4 a 1, com dois gols de Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado croata, um de Douglas Costa e outro de Kucher.

Na partida, dois jogadores foram poupados, o meia Fernandinho e o meia-atacante Taison. Os dois devem aparecer na equipe titular amanhã.

Aliás, o técnico Mircea Lucescu não tem nenhum problema para escalar a equipe, contando com todos os jogadores inscritos na Liga dos Campeões à sua disposição. A principal dúvida é se Douglas Costa já merece ganhar uma vaga na equipe titular. Se o ex-gremista jogar, quem deve perder lugar no time é Alex Teixeira.

Prováveis escalações:.

Borussia Dortmund: Weidenfeller; Piszczek, Subotic e Hummels (ou Felipe Santana) e Schmelzer; Kehl, Gundogan, Blaszczykowski, Götze e Reus; Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp.

Shakhtar Donetsk: Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Rat; Hübschmann, Fernandinho e Mkhitaryan; Taison, Alex Teixeira (ou Douglas Costa) e Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia), auxiliado pelos compatriotas Matej Zunic (SVN) e Bojan Ul.

Estádio: Signal Iduna Park, em Dortmund (Alemanha).

EFE   
Compartilhar
Publicidade