Liga dos Campeões

publicidade
20 de dezembro de 2012 • 08h51 • atualizado às 10h40

Oitavas da Liga dos Campeões terão Barça x Milan e Manchester x Real

Veja os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões
Foto: AFP

O sorteio realizado nesta quinta-feira na sede da Uefa em Nion, na Suíça, definiu os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa de 2012/2013. Os dois duelos de maior destaque são Barcelona x Milan e Manchester United x Real Madrid.

A fase de oitavas de final da Liga dos Campeões reúne times que foram primeiros colocados da fase de grupos do torneio contra times que foram segundos colocados. As equipes que venceram seus grupos disputam a partida de volta da eliminatória em casa. Os jogos de ida acontecem em 12, 13, 19 e 20 de fevereiro de 2013; já os de volta estão marcados para 5, 6, 12 e 13 de março. Serão duas partidas por dia. A final será realizada no Estádio de Wembley, em Londres, em 25 de maio.

Barcelona e Milan já se enfrentaram nas quartas de final da Liga dos Campeões na última temporada, quando a equipe espanhola se classificou ao vencer por 3 a 1 no Estádio Camp Nou; antes, havia ocorrido empate por 0 a 0 no San Siro. O Milan encara um adversário considerado difícil após terminar na vice-liderança do Grupo C na fase anterior, atrás do Málaga, que pega nas oitavas de final o Porto. 

Outro destaque das oitavas de final será o encontro entre Manchester United x Real Madrid. Esta será a primeira vez em que o atacante Cristiano Ronaldo enfrentará o ex-clube, o qual deixou em 2009. Pelo time inglês, o português venceu a Liga dos Campeões em 2008, mesmo ano no qual foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo.

O último duelo opondo Manchester United e Real Madrid no evento ocorreu na temporada 2002/2003, quando o time espanhol levou a melhor nas quartas de final. Na ocasião, o Real venceu o jogo de ida, no Santiago Bernabéu, por 3 a 1, e perdeu o de volta, no Old Trafford, por 4 a 3.

Atual campeão do principal torneio europeu, o Chelsea foi eliminado na fase de grupos ao acabar no terceiro lugar do Grupo E. Foi a primeira vez em que o detentor do título não passou de fase. Essa chave foi liderada pela Juventus, que desafia o Celtic nas oitavas de final. Vice-campeão na temporada anterior, o Bayern de Munique enfrentará o Arsenal.

Os outros duelos do mata-mata são: Schalke 04 x Galatasaray, Borussia Dormund x Shakhtar Donetsk e Paris Saint-Germain x Valencia.

O sorteio teve como mestre de cerimônias o suíço Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa. Ele contou com o auxílio do ex-meia inglês Steve McManaman, 40 anos. O ex-jogador de Liverpool, Real Madrid e Manchester City é o embaixador da final da Liga dos Campeões desta temporada.

Confira os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa:
(Os times localizados à esquerda venceram seus grupos na fase anterior e jogarão a partida de volta em casa)

Schalke 04 x Galatasaray
Juventus x Celtic
Bayern de Munique x Arsenal
Borussia Dormund x Shakhtar Donetsk
Barcelona x Milan
Manchester United x Real Madrid
Paris Saint-Germain x Valencia
Málaga x Porto

Campeonatos europeus ao vivo
O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.  

Terra