PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Olympiacos bate vice Atlético; Tévez brilha e Juventus vence

16 set 2014 - 18h20
(atualizado às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Embalados pela presença da torcida, os atletas do Olympiacos estrearam nesta edição da Liga dos Campeões da Europa com vitória sobre o atual vice-campeão Atlético de Madrid. Em jogo movimentado na Grécia, os donos da casa conseguiram superar os espanhóis por 3 a 2, apesar de sofrerem um susto já no final da partida. No outro duelo da chave, com show do argentino Carlos Tévez, a Juventus passou pelo Malmo: 2 a 0.

Com os resultados desta terça-feira, o Olympiacos fica em segundo lugar no Grupo A, atrás da Juventus - que leva vantagem por não ter sofrido gols. Na próxima rodada, os gregos tem tarefa relativamente fácil diante dos suecos do Malmo, enquanto o Atlético de Madrid recebe a Juventus no Vicente Calderón precisando da vitória para engrenar.

Olympiacos 3 x 2 Atlético de Madrid

Como já era de se esperar, a atmosfera da partida se tornou ainda mais especial pela presença em massa da torcida grega. O jogo inaugural de Atlético de Madrid e Olympiacos na Liga dos Campeões deste ano foi revestido por pormenores que realçaram a importância.

Mitroglou fez o terceiro gol da vitória do Olympiakos
Mitroglou fez o terceiro gol da vitória do Olympiakos
Foto: AFP

Do lado colchonero, Diego Simeone - ainda sem poder estar à frente do banco por conta da punição da Federação Espanhola - resolveu fazer três modificações na equipe titular. Além de promover a estreia do goleiro esloveno Jan Oblak, ele colocou o lateral Ansaldi e o meio-campista Arda Turan, que marcou o gol da vitória no clássico de Madri no sábado.

Escalado com o que tinha de melhor, o Olympiacos demorou a conseguir dar ritmo ao jogo. Nos minutos iniciais, foram os visitantes que tomaram a iniciativa. Recorrendo ao croata Mandzukic, escalado como referência no ataque, os espanhóis tentavam ameaçar com base em lançamentos ao ataque, na tentativa de pegar a defesa desprevenida.

Aos 13min, após cobrança ensaiada de escanteio, a bola foi rolada para trás e o lateral francês Masuaku, livre de marcação, foi feliz na finalização e acertou um belo chute cruzado para abrir o placar a favor do Olympiacos.

Jogadores do Olympiakos festejam vitória sobre o vice-campeão europeu Atlético de Madrid
Jogadores do Olympiakos festejam vitória sobre o vice-campeão europeu Atlético de Madrid
Foto: Louisa Gouliamaki / AFP

Atrás, o Atlético se lançou ao ataque para tentar diminuir. Com o auxiliar Burgos à frente no banco, Simeone limitava-se a manifestar preocupação nas tribunas. O time começou a trabalhar mais a bola no ataque, mas o meio-campo não conseguia se encontrar. Assim, os espanhóis, desorganizados, desperdiçaram ao menos duas chances de empatar antes dos 15 minutos.

Aos 30min, aproveitando um belo contra-ataque, os gregos ampliaram a vantagem para a surpresa da torcida, que não esperava um jogo tão parelho com o atual vice-campeão. Após a sobra do escanteio, o atacante Domínguez disparou do campo de defesa, driblou o marcador e arrancou em direção à grande área. Mesmo pressionado pela marcação, descolou bom passe para o meio. O grego Mitroglou conseguiu fazer o corta a luz para a bola encontrar Afellay, que dominou sem problemas e finalizou rasteiro para o fundo das redes: 2 a 0.

Sete minutos mais tarde, o Atlético conseguiu diminuir com gol do croata Mandzukic. Ansaldi acertou belo cruzamento que, desta vez, foi aproveitado pelo atacante. O camisa 9 se colocou por trás da zaga e desviou no canto direito do goleiro, tirando qualquer possibilidade de defesa.

No segundo tempo, os colchoneros se dedicaram ao ataque para buscar o empate de tal forma que esqueceram de cuidar do setor defensivo. Aos 29min, o grego Mitroglou aumentou a vantagem do Olympiacos. O camisa 7 dominou com liberdade o cruzamento da direita, girou em cima da marcação e definiu para o gol já dentro da pequena área, esbanjando oportunismo.

Depois que sofreu o terceiro, a equipe do Atlético se desorganizou e não conseguiu criar jogadas de ataque que ameaçassem a defesa grega, muito bem postada até o apito final. Com três atacantes na formação titular, o setor defensivo acabou por ficar desguarnecido.

A cinco minutos do fim, Griezmann conseguiu balançar as redes. O francês apareceu sozinho por trás da marcação para desviar o cruzamento de Koke e diminuir. O gol do camisa 7 reascendeu as esperanças dos espanhóis, que se lançaram para tentar somar um ponto fora.

Apesar de sofrer pressão nos acréscimos, o Olympiacos conseguiu armar a defesa com duas linhas de marcação compactas e, com dez homens atrás da linha que divide o campo, os gregos seguraram o ímpeto ofensivo dos espanhóis para garantir a vitória, começando a trajetória no Grupo A da Liga dos Campeões com um resultado positivo.

Juventus 2 x 0 Malmo

Não foi fácil como todos os presentes em Turim pensavam... A Juventus demorou para abrir vantagem sobre o modesto Malmo, um dos caçulas da Liga dos Campeões ao lado do búlgaro Ludogorets. Os italianos contaram com dois gols do argentino Carlos Tévez para vencer e assumirem a liderança do Grupo A, com três pontos e nenhum gol sofrido.

Juventus estreia na Champions com vitória em casa
Juventus estreia na Champions com vitória em casa
Foto: Marco Bertorello / AFP

Após um primeiro tempo morno, no qual Buffon trabalhou apenas uma vez para evitar o gol dos visitantes, o placar só foi aberto após o intervalo. Aos 15min da etapa final, Tévez recebeu bom passe de Asamoah, que atuou no meio já que Evra vem acumulando boa sequência como titular da lateral esquerda, e teve calma para concluir em gol.

À frente, a equipe italiana cresceu na partida e passou a criar mais jogadas no setor ofensivo, utilizando o espanhol Llorente como referência. O atacante de 1,91 m conseguia segurar com facilidade os zagueiros para abrir espaço no campo de jogo. O placar só não foi mais elástico por conta da boa atuação do goleiro dinamarquês Olsen.

No último minuto do tempo regulamentar, a Juventus deu números finais em uma cobrança de falta magistral de Tévez. O camisa 10 ajeitou a bola com carinho e, da entrada da área, acertou um lindo chute no ângulo adversário. Após o gol, o argentino foi substituído por Giovinco para ser preservado nos instantes finais.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade