PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Orgulho catalão x empolgação italiana: o duelo de torcidas

6 jun 2015 - 11h52
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Não importa para onde você vai em Berlim neste sábado, nas horas que antecederam a final da Liga dos Campeões entre Barcelona e Juventus. Nas ruas, ônibus, estações de trem e metrô, camisas listradas alvinegras, azul-grenás e nas cores da bandeira da Catalunha estavam para todos os lados em blocos. Uns discretos, apenas mostrando as cores dos seus times, outros mais exaltados, gritando e chamando a atenção dos transeuntes pela empolgação.

As torcidas tinham pontos de encontro definidos em diferentes áreas das cidade, mas mesmo neles se misturavam sem problemas. A Alexanderplatz era a área determinada para os italianos se reunirem antes do deslocamento em grupo para o Estádio Olímpico de Berlim. Antes mesmo do meio dia, centenas de fãs uniformizados ocupavam o local, que já é naturalmente movimentado.

Um ônibus da torcida do clube de Turim estava estacionado no espaço, e de cima dele caixas de som e animadores com bandeiras agitavam o público, que ainda tinha uns infiltrados em azul-grená andando no meio.

De lá para a estação central de trem de Berlim. No vagão que transportou a reportagem do Terra até ao local, um número pequeno, mas barulhento, de italianos acompanhou a viagem para o destino repleto de fãs de espanhóis. 

Torcedores da Juventus ficaram eufóricos com a oportunidade
Torcedores da Juventus ficaram eufóricos com a oportunidade
Foto: Lukas Schulze / AP

No caminho até o Champions Festival, na Pariser Platz, a maioria era catalã e orgulhosa. "Visca el Barça, visca la Cataluña" é o que um grupo de torcedores passou gritando. Empolgados, os torcedores do Barcelona dominaram o pedaço e o percurso até a Breitscheidplatz, área da cidade a eles reservada, melhor posicionada na linha de metrô que leva até o Estádio Olímpico de Berlim.

Acima do Barça, a bandeira da Catalunha
Acima do Barça, a bandeira da Catalunha
Foto: Rodrigo Trindade / Terra

No local, centenas de catalães festejavam com direito a bateria e bandeiras, uma movimentação maior do que a registrada dos italianos, possivelmente pelo horário mais próximo ao início do jogo. Enquanto os espanhóis estavam com alguma representatividade no espaço separado para a Juventus, torcedores do clube de Turim eram raros e acabaram engolidos pela empolgação dos rivais do dia. 

Torcida do Barça mostrou mais confiança
Torcida do Barça mostrou mais confiança
Foto: Gero Breloer / AP

O mais chamativo foi a movimentação pró-Catalunha da torcida do Barcelona, que se envolveu em uma polêmica na final da Copa do Rei por vaiar o hino espanhol. Enquanto os italianos passavam a sensação de deleite por terem chegado a este palco, os catalães expressavam uma empolgação que ia além da confiança do pentacampeonato europeu. A oportunidade de mostrar o orgulho regional parecia mais forte.

Brasileiros pelas ruas

Fãs do Brasil desfilaram com as camisas dos seus clubes por Berlim antes da decisão. O clube com maior presença nas ruas foi o Internacional. Cerca de dez torcedores foram vistos andando no Champions Festival e disseram que vieram assistir o "freguês" Barcelona na decisão.

Brasileiros com camisetas do Flamengo e do Fluminense foram observados longe do estádio, enquanto as cores de Atlético-MG e Cruzeiro estarão provavelmente presentes dentro do Olympiastadion, pois torcedores foram encontrados saindo da estação de metrô que serve a praça esportiva.

 

Foto: Gero Breloer / AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade