PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

"Muralha" funciona, e Celtic impõe 1ª derrota ao líder Barcelona

7 nov 2012 - 19h36
(atualizado às 20h54)
Compartilhar

O Celtic conseguiu realizar uma façanha pouco imaginável antes da temporada começar. A equipe escocesa, com uma postura extremamente defensiva, mas eficiente, derrotou o favorito Barcelona por 2 a 1 e impôs o primeiro resultado negativo ao clube catalão na Liga dos Campeões 2012/2013. Victor Wanyama e Anthony Watt, de apenas 18 anos, assinalaram os tentos da heroica vitória dos britânicos. O argentino Lionel Messi descontou.

Apesar do resultado negativo fora de casa, o Barcelona permanece em situação tranquila no Grupo G. Com nove pontos em quatro rodadas, a equipe de Messi, Daniel Alves e companhia ocupa a primeira colocação. O Celtic é o segundo, com sete. O Benfica, que derrotou o Spartak por 2 a 0, subiu para o terceiro posto, com quatro. Os russos ocupam a lanterna, com apenas três.

Depois do compromisso deste meio de semana na Escócia, o Barcelona volta a se preocupar com o Campeonato Espanhol. No domingo, às 14h50 (de Brasília), a equipe enfrenta o Mallorca. Pela Liga dos Campeões, o clube volta a campo somente no dia 20, quando encara o Spartak, às 17h45, com chance de se classificar de forma antecipada.

O Celtic, embalado e agora consolidado na vice-liderança, pega o Benfica, na briga por uma vaga às oitavas, na mesma data e horário, em Portugal.

Um dos únicos clubes a manter o aproveitamento de 100% ao final do primeiro turno da fase de grupos, o Barcelona encontrou um adversário visivelmente retraído e com medo de atuar de igual para igual.

Logo nos primeiros minutos, o clube catalão impôs o estilo de jogo e controlou quase que na totalidade a posse de bola. O Celtic chegou a ficar somente 17% do tempo com o domínio. Ou seja: o jogo se caracterizou por ser quase um ataque contra defesa.

Entretanto, apesar de o Barcelona controlar totalmente a partida, o Celtic foi quem abriu o marcador. Aos 21min, o queniano Victor Wanyama superou a defesa catalã na jogada aérea e tocou para as redes de Victor Valdés. Surpresa em Glasgow. Cautela ainda maior por parte dos escoceses no campo defensivo. Pressão ainda maior dos barcelonistas.

A desvantagem no marcador obrigou o Barcelona a aumentar ainda mais a presença no setor ofensivo. Durante o restante da etapa inicial e o segundo tempo completo, a equipe comandada por Tito Vilanova permaneceu trocando passes à frente da área rival, mas sem sucesso.

Mesmo com Fàbregas e David Villa como opções, o time visitante parou diante da forte marcação, praticamente concentrada na grande área do goleiro Fraser Forster.

O castigo por tanta insistência e pouca eficiência veio aos 37min da etapa complementar. Após longo lançamento do goleiro escocês, Xavi furou e viu a bola cair na medida para a arrancada de Watt.

O jovem de apenas 18 anos superou Mascherano na velocidade e finalizou firme. Nos acréscimos, Lionel Messi, em rebote concedido por Forster, ainda descontou, mas sem conseguir evitar o placar negativo.

Celtic bateu o poderoso Barcelona e encaminhou a classificação às oitavas de final
Celtic bateu o poderoso Barcelona e encaminhou a classificação às oitavas de final
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade