PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Real vence Ajax e termina 100%; Lyon faz 7 e leva vaga histórica

7 dez 2011 - 19h36
(atualizado às 20h12)
Compartilhar

Já classificado, o Real Madrid venceu o Ajax na Amsterdam Arena por 3 a 0 e terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões com seis vitórias em seis jogos. A vitória do time espanhol contribuiu para a incrível eliminação do Ajax, quatro vezes campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Assim como Pep Guardiola, técnico do Barcelona, o treinador José Mourinho poupou a maioria dos titulares no jogo do torneio continental para o clássico espanhol do próximo sábado. No time da capital espanhola, apenas Benzema e Higuaín, frequentes entre os titulares, começaram entre os onze em Amsterdam. Kaká teve nova chance e não decepcionou.

Já garantido, o Real entrou mais relaxado que o Ajax, que ainda podia ser eliminado da competição e logo aos 14min abriu o placar. O brasileiro Kaká deu um belo passe para José María Callejón, que de esquerda chutou e balançou as redes do goleiro Vermeer, marcando seu terceiro gol na presente edição da Liga dos Campeões.

A equipe holandesa respondeu com Ebecilio, que chutou de fora da área para defesa de Adán. Aos 26min, Benzema entrou na área pela esquerda, tirou o zagueiro e finalizou; Vermeer defendeu. Seis minutos depois, aconteceu o primeiro lance polêmico: o lateral Van der Wiel chutou, Adán rebateu e Lodeiro empurrou para o gol. O auxiliar marcou impedimento incorretamente.

Aos 36min, novamente um gol do Ajax foi anulado de forma polêmica: Anita arriscou de longe, a bola desviou em Sulejmani e entrou, mas o auxiliar novamente marcou impedimento. Seis minutos depois, Benzema deu excelente lançamento longo para Higuaín, que dominou e chutou no canto esquerdo de Vermeer. 2 a 0 para o Real Madrid aos 42min.

Na volta para o segundo tempo, o Ajax tentou correr atrás do prejuízo. Aos 4min, Janssen cruzou da direita e Vertonghen, sozinho dentro da área, cabeceou para fora. Aos 8min, Sulejmani chutou no travessão de Adán, que aos 21min novamente correspondeu e defendeu chute de Eriksen.

Ciente da goleada do Lyon, que fez a equipe francesa ultrapassar o Ajax, o time mandante se lançou ao ataque, mas abusando da ligação direta e sem criatividade, a equipe holandesa foi eliminada de forma surpreendente. No fim, Callejón, após receber lindo passe de Xabi Alonso, fez o terceiro e fechou o caixão do Ajax.

Lyon faz seis gols no segundo tempo, goleia Dínamo Zagreb e se classifica

O tetracampeão da Liga dos Campeões caiu devido à heróica goleada do Lyon, que venceu o Dinamo Zagreb, na Croácia, por 7 a 1, e avançou para as oitavas de final pelo saldo de gols (2 x 0). A equipe croata, mesmo com um a menos após expulsão de Leko, marcou o primeiro gol aos 40min do primeiro tempo, com Kovacic. No fim da etapa inicial, o atacante Bafetimbi Gomis empatou a partida. Na volta para o segundo tempo, Gomis mais duas vezes e Gonalons deram esperança aos torcedores franceses.

Com o Ajax perdendo por 2 a 0 e o Lyon vencendo por 4 a 1, a diferença entre o saldo de gols era de +1 para -1 respectivamente. O quinto gol veio aos 19min, com o argentino Lisandro López, e o que parecia impossível aconteceu aos 25min, quando Gomis marcou seu quarto no jogo e o sexto do Lyon. Com o saldo de gols empatado, o time francês passou na frente devido ao número de gols marcados, com vitória do Lyon por 8 a 6. Porém, com o gol de Briand aos 31min da etapa final e o terceiro do Real Madrid na Holanda, as dúvidas se dissiparam e a classificação francesa se consumou.

Assim, o Real Madrid, absoluto, com 18 pontos em seis jogos, ficou em primeiro. Lyon, com oito também segue para as oitavas, enquanto o Ajax, terceiro, vai para a Liga Europa. O Dinamo Zagreb, com nenhum ponto, fica sem nada.

O argentino Higuaín marcou o segundo na vitória do Real Madrid contra o Ajax
O argentino Higuaín marcou o segundo na vitória do Real Madrid contra o Ajax
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade