0
Logo do Liga dos Campeões
Foto: Terra

Liga dos Campeões

Regulamento

Regulamento


Após quatro fases de mata-mata disputadas por 54 times, ocorre um sorteio para iniciar a fase de grupos da Liga dos Campeões. Então 32 times são divididos em oito chaves, nas quais os times se enfrentam em turno e returno.


Para avançar às oitavas de final é preciso ficar em primeiro ou segundo lugar do grupo, enquanto os terceiros colocados ganham vaga na Liga Europa. Nesta fase de grupos os critérios de desempate são, na ordem: confronto direto, saldo de gols no confronto direto, gols feitos no confronto direto, gols feitos fora de casa no confronto direto, saldo de gols em todos jogos, gols feitos em todas as partidas e, por fim, o coeficiente de pontos acumulados nas últimas cinco Liga dos Campeões.


Definidos os classificados, os 16 times passam por novo sorteio para definição dos confrontos, que acontecem no sistema de mata-mata. São dois jogos, de ida e volta, com gol qualificado - ou seja, em caso de empate, classifica-se quem fizer mais gols fora de casa. Se persistir a igualdade, acontece prorrogação e depois pênaltis.


Esses critérios de desempate continuam a valer nas quartas de final e semifinal, mas muda na final. Isso porque a decisão é realizada em jogo único, em estádio já definido nesta temporada, o Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra. Se o jogo terminar empatado no tempo regulamentar, também acontece prorrogação e depois pênaltis.


Quem for campeão da Liga dos Campeões está automaticamente classificado para o Mundial de Clubes de 2013 e também conquista o direito de defender o título na temporada seguinte.


Fonte: Terra

compartilhe

publicidade