PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Sem Götze, Dortmund aposta em segundo "menino prodígio" para ser campeão

25 mai 2013 - 09h13
(atualizado às 11h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Torcedor exibe camisa de Reus em Londres, palco da final da Liga dos Campeões
Torcedor exibe camisa de Reus em Londres, palco da final da Liga dos Campeões
Foto: Leandro Miranda / Terra

Um jovem magro, esguio, de canelas finas, com o número 11 às costas, que espanta pela velocidade e habilidade com a bola nos pés. O estilo é personalizado: cabelo sempre diferente, faixa no pulso, meiões levantados acima do joelho e chuteira colorida. Não, não é Neymar. É a principal esperança de criação de jogadas do Borussia Dortmund para a final da Liga dos Campeões neste sábado, contra o Bayern, após o desfalque confirmado de Mario Götze. O nome dele é Marco Reus, uma das muitas revelações do futebol alemão nos últimos anos.

Conheça mulheres dos finalistas da Liga dos Campeões:

Ao contrário de Neymar, porém, Reus já é uma realidade no futebol europeu. Aos 23 anos, consolidou-se definitivamente nesta temporada, sua primeira no Borussia Dortmund – até o ano passado, defendia o Borussia Monchengladbach. Com seu amigo e parceiro de tabelas, Götze, negociado para o Bayern e lesionado para a final, caberá a Reus assumir a posição do camisa 10, tanto no posicionamento quanto no papel de comandar as ações ofensivas da equipe.

O fato de Reus parecer um veterano em uma equipe à qual chegou há menos de um ano tem explicação: ele é cria das categorias de base do Dortmund, mas nunca havia tido a chance de jogar pelo time principal. O meia-atacante deixou o clube em 2006 rumo ao pequeno Rot Weiss Ahlen, e chamou a atenção do Monchengladbach em 2009. Após três temporadas de sucesso, enfim voltou ao clube de criança, já com status de "gente grande" – custou 17 milhões de euros, o atleta mais caro do elenco do Dortmund.

Se não terá Götze ao seu lado, Reus pelo menos poderá reencontrar outro parceiro na decisão em Wembley. O zagueiro brasileiro Dante, um dos destaques do Bayern de Munique, jogou com ele no Borussia Monchengladbach e é seu amigo fora de campo. Os ex-colegas devem entrar em rota de colisão direta, já que uma das jogadas preferidas de Reus é arrancar em velocidade no meio-campo e partir para cima da zaga adversária.

Pelo futebol brilhante e pela identificação imediata com o clube, Reus já assumiu a condição de um dos principais ídolos da torcida do Dortmund, que rapidamente rebaixou o ex-xodó Götze à categoria de "Judas". E neste sábado, portanto, estará sobre seus ombros a responsabilidade de fazer os rápidos e mortais ataques do Borussia funcionarem, mesmo sem seu melhor parceiro ao lado – e contra o time que a torcida quer ver, mais que tudo, derrotado.

Infográfico estático -Final Liga dos Campeões
Infográfico estático -Final Liga dos Campeões
Foto: Reuters

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/sosias-ucl/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/sosias-ucl/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade