PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Shakhtar enfrenta Athletic em casa pela 'Champions' e garante vaga se vencer

24 nov 2014 - 15h26
Compartilhar

O Shakhtar Donetsk recebe o Athletic Bilbao nesta terça-feira e só precisa de uma vitória para garantir vaga na próxima fase da Liga dos Campeões pelo grupo H, o mesmo do já classificado Porto, que tenta assegurar o primeiro lugar da tabela fora de casa contra o BATE Borisov.

A equipe lusa, na ponta com 10 pontos, tem que derrotar o BATE e contar com um tropeço ucraniano na Arena Lviv. Se o Shakthar, vice-líder com oito pontos, vencer, independente do resultado em Belarus, a decisão de quem fica com a liderança do grupo H fica para a próxima rodada, quando os dois rivais se enfrentam na Ucrânia.

Por outro lado, o Athletic, lanterna com um ponto, ainda tenta a redenção na competição. Uma vitória e um resultado negativo do BATE em casa deixaria a equipe espanhola ainda viva na disputa pela vaga Liga Europa, com vantagem de decidir a vaga contra os bielorrussos no Estádio de San Mamés.

O Shakhtar entra para o confronto contra os espanhóis apostando na efetividade do ataque, o melhor até o momento na competição, com 14 gols marcados. Luiz Adriano, recém-convocado para a seleção brasileira, é o artilheiro do torneio com nove gols. Se balançar a rede mais uma vez, o brasileiro se tornará o jogador com mais gols na fase de grupos em uma única de edição da 'Champions', superando Cristiano Ronaldo, que também marcou em nove oportunidades na temporada passada.

Mesmo fora do time, o meia-atacante Dentinho garantiu que o ímpeto ofensivo será mantido e que a equipe ucraniana vai pressionar o Athletic para conseguir a vitória.

"Tal como nós, o Athletic precisa dos pontos. Vocês podem esperar, com toda a certeza, um jogo de ataque na terça-feira, um futebol aberto. Vamos atacar, esperar a nossa oportunidade e, quando ela surgir, marcar", disse o jogador, ex-Corinthians, em entrevista ao site do clube.

No entanto, o único jogo da 'Champions' em que os ucranianos passaram em branco foi exatamente contra o adversário espanhol, na primeira rodada, em jogo que terminou em 0 a 0.

O técnico Mircea Lucescu tem ao menos uma ausência confirmada para a partida. O zagueiro Ivan Ordets quebrou um dos dedos do pé esquerdo na vitória contra o Karpaty por 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Ucraniano. O departamento médico do clube prevê que ele fique fora dos gramados por cerca de um mês.

Por causa do problema, o técnico deve improvisar Yaroslav Rakitskiy na zaga, promovendo a entrada de Márcio Azevedo na lateral-esquerda.

Sem chances de seguir na 'Champions', o Athletic esperará o resultado do jogo entre Porto e BATE, que começa duas horas antes da bola rolar na Ucrânia, para definir a equipe que ira à campo. Uma vitória dos bielorrussos elimina qualquer chance do time basco tentar uma vaga na Liga Europa.

A equipe viajou na manhã desta segunda-feira para Lviv com o ânimo renovado após boa sequência no Campeonato Espanhol, onde conquistou 11 dos 15 últimos pontos disputados. No final de semana, a equipe venceu o Espanyol, em casa, por 3 a 1.

O técnico Ernesto Valverde fez grandes mudanças na lista dos atletas normalmente relacionados. Estão fora do jogo o atacante Ibai Gómez e o zagueiro Jon Aurtenetxe. Também por decisão do treinador foram cortados Ager Aketxe, Gaizka Toquero e Kike Sola. Guillermo Fernández não joga por causa de lesão.

Para o lugar dos excluídos, Valverde promoveu os jovens Kepa Arrizabalaga e Erik Morán. Além deles, voltam à equipe Andoni Iraola e Aritz Anduriz, que já atuou na vitória pela liga nacional.

No outro jogo do grupo, o Porto enfrenta o BATE fora de casa com força máxima e descansado por não ter jogado no fim de semana por já estar eliminado da Copa de Portugal. O técnico Juan Lopetegui terá todos os jogadores inscritos no torneio disponíveis para montar a equipe que tentará ganhar vantagem na disputa pela liderança com o Shakhtar.

Já o BATE, que repetiu mais uma vez o título no Campeonato Bielorusso, vem motivado para tentar a recuperação na 'Champions' e se vingar da golerada do sofrida em Portugal por 6 a 0.

Prováveis escalações:.

Shakhtar: Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Azevedo; Fernando e Stepanenko; Douglas Costa, Taison e Teixeira; Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.

Athletic Bilbao: Iraizoz; Iraola, Etxeita, Gurpegui e Balenziaga; San José, Iturraspe, De Marcos, López e Muniain; Viguera. Técnico: Ernesto Valverde.

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Simon Beck e Jake Collin.

Estádio: Arena Lviv, em Lviv (Ucrânia).

EFE   
Compartilhar
Publicidade