PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

United segura Bayern, e primeiro jogo pelas quartas da 'Champions' fica igual

1 abr 2014 - 17h44
(atualizado às 17h51)
Compartilhar

Manchester United e Bayern de Munique empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira, em jogo disputado no estádio Old Trafford, e assim a decisão do semifinalista da Liga dos Campeões da Europa acontecerá na Alemanha, com ligeira vantagem para os atuais campeões.

Depois de um primeiro tempo de muita pressão dos visitantes, os Diabos Vermelhos saíram na frente aos 12 minutos da etapa complementar, com o sérvio Nemanja Vidic, de cabeça. Nove minutos depois, Bastian Schweinsteiger igualou o marcador a equipe bávaro. No finzinho do jogo, o meia alemão acabou expulso.

O duelo de volta entre as duas equipes, em que o semifinalista será conhecido, acontecerá no dia 9 de abril, no estádio Allianz Arena. O Bayern entra em campo "classificado", já que o empate em 0 a 0 o satisfaz. A repetição do 1 a 1 levará o duelo para a prorrogação. Qualquer outro empate dará a vaga ao Manchester.

Este foi o 10º duelo entre as duas equipes por competições continentais, e o equilíbrio segue sendo a tônica, já que a metade dos jogos terminou empatado. A equipe bávara venceu três vezes, contra duas do rival.

Nas escalações, o espanhol Josep Guardiola deu uma goleada no escocês David Moyes no quesito falta de problemas. O único desfalque prévio do técnico foi o zagueiro Dante, suspenso. Com isso, Javi Martínez foi escalado ao lado de Jérome Boateng. Por opção, Mario Manzukic acabou no banco, e Thomas Müller atuou como centroavante.

O comandante dos Diabos Vermelhos, por sua vez, não contava com os lesionados Robin Van Persie e Patrice Evra, e com isso, o holandês Alexander Büttner foi para o jogo. Já Danny Welbeck atuaria mais adiantado, municiado por Wayne Rooney. Rafael e Tom Cleverley, que sentiram problemas físicos, nem no banco ficaram.

O jogo começou com um susto do Manchester United logo aos 3 minutos, quando Welbeck recebeu na área, ajeitou e fuzilou a bola para o fundo das redes. A arbitragem comandada pelo espanhol Carlos Velasco Carballo, no entanto, anulou o lance, marcando falta - duvidosa - do atacante inglês.

A resposta do time campeão do mundo veio quatro minutos depois, quando Robben finalizou para o gol após longa troca de passes do setor ofensivo do Bayern. O camisa 10 recebeu na direita e bateu forte, mas a bola saiu à direita de De Gea.

O lance deu combustível para a equipe alemã dominar o jogo. Aos 25, em exemplo claro do uso do 'tiki-taka' tão utilizado por Guardiola, com mais de um minuto de posse de bola para o Bayern. Após Ribèry fazer cruzamento da esquerda, os jogadores trocaram passes, mas não chutaram ao gol, principalmente por intervenções da zaga vermelha.

Cinco minutos depois, Robben foi o responsável por levar perigo ao Manchester novamente. De novo em descida pela direita, o holandês desta vez acertou o gol, mas acabou parando em ótima defesa de De Gea, que se esticou todo para manter o placar em branco.

Na base do contra-ataque, o encurralado United teve a bola do primeiro tempo aos 39 minutos. Rooney fez lançamento preciso para Welbeck, que arrancou, se desvencilhou de Boateng, mas quando ficou cara a cara com Neuer optou por dar uma "cavadinha". O goleiro alemão, ágil, conseguiu tocar com o braço direito para evitar o gol.

Para a etapa complementar, David Moyes voltou com Kagawa no lugar de Giggs. Com o mesmo time, o Bayern voltou pressionando. Ainda no primeiro minuto, Schweinsteiger recebeu na entrada da área, ajeitou e bateu mal, por cima da trave.

Aos poucos, o United se soltou, graças a uma eficiente marcação pressão e forte saída no contra-ataque. Quase sempre com Rooney fazendo a condução da bola, o time, no entanto, não conseguia finalizar.

A bola aérea resolveu o problema aos 12 minutos do segundo tempo. Após escanteio da esquerda cobrado pela camisa 10, Vidic se esticou todo para testar para o fundo das redes, abrindo o placar e provocando uma explosão vermelha no Old Trafford. O passe para o gol foi o oitavo de Rooney no torneio.

Em desvantagem, Guardiola se mexeu e colocou Mandzukic no lugar de Müller. Aos 21, a substituição se mostrou certeira, quando Rafinha cruzou da direita, o centroavante croata escorou de cabeça e Schweinsteiger apareceu na área para soltar a bomba e empatar.

Aos 29 minutos, David Moyes foi para o tudo ou nada, colocando Young no lugar de Büttner. O comandante do Bayern, por sua vez, lançou Götze na vaga de Kroos. Logo depois, o meia alemão teve ótima participação, ajeitando bola para Robben bater para fora à direita de De Gea.

O coração do torcedor do United quase saiu pela boca, no entanto, aos 35, quando Ribèry disparou pela direita e bateu cruzado. Mandzukic se esticou todo, mas não conseguiu tocar na bola, que saiu pela linha de fundo.

Mesmo sem sofrer gols, nos minutos finais, o Bayern sofreu dois golpes, com cartão amarelo para Javi Martínez, o terceiro do espanhol, e a expulsão de Schweinsteiger por causa de uma falta de Rooney. Com isso, Guardiola já terá dois desfalques para o jogo de volta na Alemanha.

Ficha técnica:.

Manchester United: De Gea; Jones, Ferdinand, Vidic e Büttner (Young); Fellaini, Carrick e Giggs (Kagawa); Valencia, Wellbeck (Hernández) e Rooney. Técnico: David Moyes.

Bayern de Munique: Neuer; Rafinha, Javi Martínez, Boateng e Alaba; Lahm, Schweinsteiger, Robben, Kroos (Götze) e Ribèry; Müller (Mandzukic). Técnico: Josep Guardiola.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha), auxiliado pelos compatriotas Roberto Alonso e Juan Yuste.

Gols: Vidic (Manchester United); e Schweinsteiger (Bayern de Munique).

Cartões amarelos: Valencia (Manchester United); Mandzukic, Schweinsteiger e Martínez (Bayern de Munique).

Cartão vermelho: Schweinsteiger (Bayern de Munique).

Estádio: Old Trafford, em Manchester (Inglaterra).

EFE   
Compartilhar
Publicidade