PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Zenit sonha alto na Liga dos Campeões com contratação de Hulk

4 set 2012 - 17h27
(atualizado às 18h05)
Compartilhar

O Zenit de São Petersburgo, atual campeão russo, deixou claro que tem grandes ambições na Liga dos Campeões ao desembolsar nada menos que 60 milhões de euros para contratar o atacante brasileiro Hulk junto ao Porto, na última segunda-feira.

No mesmo dia, o clube russo anunciou que também comprou outro jogador importante do Campeonato Português, o meia belga Axel Witsel, do Benfica, por outros 40 milhões de euros.

"Depois de ter se sagrado campeão da Rússia nas duas últimas temporadas, o Zenit agora almeja bons resultados na Liga dos Campeões", o mais prestigioso torneio de clubes da Europa, no qual nunca passou das quartas de final, declarou Anton Orekh, comentarista da radio Ecos de Moscou.

Coincidentemente, o Zenit enfrentou os dois clubes dos quais tirou seus maiores reforços para a atual temporada na última edição da Liga dos Campeões.

Os russos contribuíram para a eliminação do Porto na fase de grupos ao se classificarem em segundo lugar da chave G, atrás do surpreendente Apoel Nicósia, de Chipre, mas foram eliminados pelo Benfica nas oitavas.

Desta vez, o clube de São Petersburgo foi beneficiado pelo sorteio, já que caiu no grupo C, junto com o Milan, da Itália, e dois adversários mais fáceis, o Anderlecht, da Bélgica e o Málaga, da Espanha. A estreia está marcada para o dia 18 de setembro no campo do Málaga.

Já o outro time russo classificado na Liga dos Campeões terá uma tarefa bem mais difícil, pois enfrentará no grupo B o Barcelona, o Benfica e o Celtic de Glasgow.

"O Zenit queria uma estrela de classe mundial para ser competitivo em nível europeu", completou Orekh ao se referir a Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido como Hulk, nascido há 26 anos em Campina Grande, na Paraíba.

"Foi uma proposta enorme para o Porto e para mim", comentou o jogador, que se preparava para disputar mais uma temporada com o clube português, no qual atua há quatro anos, com 52 gols em 96 partidas.

Hulk foi um dos três jogadores acima de 23 anos convocados pelo técnico Mano Menezes para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, nos quais a seleção ficou com a prata ao perder a final para o México. O atacante começou a competição como titular, mas depois acabou perdendo a posição para o volante Alex Sandro, também jogador do Porto.

Em poucos anos, o Zenit de São Petersburgo passou a ter enormes recursos financeiros quando seu proprietário, a empresa de capital misto (público e privado) Gasprom, "a empresa mais rica da Rússia e uma das mais poderosas do mundo", passou a investir maciçamente no clube, relata Orekh.

No entanto, Konstantin Sarssania, ex-técnico e jogador russo, hoje empresário, disse ao site Sport-weekend que "desembolsar 60 milhões por Hulk é algo exagerado porque ele é um bom jogador, mas não uma superestrela".

Hulk é a esperança do Zenit para conseguir bons resultados na Liga dos Campeões
Hulk é a esperança do Zenit para conseguir bons resultados na Liga dos Campeões
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade