PUBLICIDADE

Liga Europa

Após fracassos, Chelsea promete força total por Liga Europa

14 fev 2013 - 08h36
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Oscar &eacute; atra&ccedil;&atilde;o do Chelsea e est&aacute; confirmado</p>
Oscar é atração do Chelsea e está confirmado
Foto: AP

Eliminado ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde ficou atrás de Juventus e Shakhtar Donetsk na disputa do E, o Chelsea inicia nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), sua trajetória na Liga Europa. Diante do Sparta Praga, na Generali Arena (República Tcheca), o time londrino busca a reabilitação na temporada com a promessa de não desprezar o torneio.

Após triunfar diante do Bayern de Munique, em 19 de maio de 2012, e conquistar pela primeira vez o título da Liga dos Campeões, o Chelsea apostou na manutenção do treinador Roberto di Matteo e na contratação de atletas como o brasileiro Oscar e o belga Eden Hazard. Os resultados no segundo semestre do último ano não foram os esperados e o técnico italiano acabou demitido em novembro, dando lugar ao espanhol Rafa Benítez.

No entanto, o clube londrino seguiu em declínio na temporada e sucumbiu na fase de grupos da competição continental, no Mundial de Clubes e na Copa da Liga Inglesa. O Chelsea segue vivo na disputa da Copa da Inglaterra e do Campeonato Inglês, mas tem poucas chances de título na competição por pontos corridos, já que está 16 pontos atrás (65 a 49) do líder, Manchester United, faltando 12 rodadas para o término do torneio. Com isto, o zagueiro John Terry não abre mão do título da Liga Europa.

“Agora estamos na Liga Europa e há apenas uma mensagem: precisamos jogar e ganhar. É simples assim”, afirmou o defensor, que atua pelo time de Londres desde 1998 e se tornou um dos principais jogadores da história do clube.

O confronto desta quinta-feira marcará o reencontro do goleiro Petr Cech com o Sparta Praga, clube pelo qual atuou entre 2001 e 2002. Apesar de lamentar enfrentar sua ex-equipe e estar com , o dedo quebrado por uma lesão sofrida no fim de semana, o camisa um está confirmado para o confronto na Generali Arena, em seu país de origem. Já o zagueiro brasileiro David Luiz, suspenso por receber três cartões amarelos na Liga dos Campeões, é desfalque certo.

<p>Cech enfrentar&aacute; ex-clube com o&nbsp;dedo quebrado</p>
Cech enfrentará ex-clube com o dedo quebrado
Foto: Getty Images

Caso não haja surpresas, o treinador Rafael Benítez deve escalar o Chelsea atuando no habitual 4-2-3-1, com: Cech; Azpilicueta, Cahill, Ivanovic, Ashley Cole; Ramires, Lampard; Oscar, Juan Mata, Ryan Bertrand; Fernando Torres.

Pelo lado do Sparta Praga, a expectativa é triunfar pela primeira vez diante da equipe inglesa. Os clubes já se enfrentaram em duas oportunidades, sendo as duas pela Liga dos Campeões da temporada 2003/2004. Atuando fora de casa, o Chelsea venceu por 1 a 0, com gol do zagueiro francês Williams Gallas, aos 40min do segundo tempo. Em Londres, empate por 0 a 0.

Para encerrar o jejum de vitórias, o treinador Vitezslav Lavicka contará com todos seus jogadores. O atacante tcheco Václav Kadlec é a principal esperança de gol do Sparta Praga, que deve entrar em campo escalado no 4-4-2, com: Vaclik; Svejdik, Zapotocny, Vidlicka, Pamic; Holek, Husbauer, Matejovsky, Jarosik; Balaj, Kadlec. O duelo decisivo entre Chelsea e Sparta Praga será realizado na próxima quinta-feira, às 18h05 (de Brasília), no estádio Stamford Bride. Quem triunfar no confronto garante vaga nas oitavas de final da Liga Europa.

Liga Europa: Hulk já sabe como bater o Liverpool:
Liverpool, Tottenham e Newcastle completam lista de representantes ingleses

Após encerrar a fase de grupos na liderança da Chave A, com dez pontos, o Liverpool vai à Rússia enfrentar o Zenit, às 15 horas (de Brasília), no estádio Petrovsky, em São Petersburgo. Também eliminado na Liga dos Campeões, o clube do leste europeu contará com o atacante brasileiro Hulk para tentar sair em vantagem no confronto.

Mais tarde, às 18h05 (de Brasília), o Tottenham Hotspur recebe o Lyon, no White Hart Lane. Embalado por invencibilidade 11 jogos no Campeonato Inglês (seis vitórias e cinco empates), competição na qual é o quarto colocado, o time comandado pelo treinador português André Villas-Boas busca manter o bom momento na temporada.

Já o Newcastle, que sucumbiu por 2 a 1 diante do Tottenham no último sábado, em jogo válido pelo torneio nacional, quer se reabilitar diante do Metalist Kharkiv (Ucrânia), também às 18h05 (de Brasília), no St. James' Park. Entretanto, para evitar a recuperação do time inglês, a equipe inglesa conta com os brasileiros Cleiton Xavier, Marlos, Willian e Jajá.

Campeonatos europeus ao vivo

O Terra exibe ao vivo via internet para o Brasil todas as partidas da Liga Europa nas temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, sendo o único meio de comunicação do País a transmitir ao vivo os 205 jogos da competição. As transmissões são disponibilizadas em alta definição (HD) e padrão standard, inclusive para tablets e smartphones.

Além da Liga Europa, os internautas podem acompanhar ao vivo jogos de competições importantes do Velho Continente, como os Campeonatos Alemão, Russo, Português e Grego.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade