PUBLICIDADE

Liga Europa

Atlético de Madrid cai em casa para o Rubin Kazan; Inter de Milão vence Cluj

14 fev 2013 - 20h13
(atualizado às 20h27)
Compartilhar

Atual campeão da Liga Europa, o Atlético de Madrid perdeu em casa, nesta quinta-feira, para o Rubin Kazan, por 2 a 0, na partida de ida da fase 16 avos de final da competição; já a Inter de Milão venceu bem o Cluj e ficou muito perto de avançar às oitavas.

Para garantir o resultado positivo, o time russo contou com um gol logo no início, marcado por Karadeniz, e imensa resistência defensiva, que segurou a pressão da equipe espanhola. Retranca que superou até mesmo o fato do Rubin atuar com um jogador a menos durante todo o segundo tempo. No finzinho, se aproveitando do desespero do Atlético, o Rubin definiu o placar com Orbáiz.

Como fez em toda a fase de grupos, o técnico Diego Simeone utilizou alguns jogadores habitualmente reservas. Com isso, o goleiro Asenjo, o zagueiro Cata Díaz, o volante Tiago, entre outros, começaram jogando. O atacante Diego Costa, suspenso, era um dos desfalques da equipe, e com Miranda poupado, o único brasileiro em campo foi o lateral esquerdo Filipe Luís.

O gol do Rubin Kazan saiu logo no início da partida, aos cinco minutos, quando Rondón bateu, Asenjo rebateu mal e Karadeniz apareceu para jogar a bola para o fundo das redes da equipe madrilenha.

A partir daí, o jogo se tornou um ataque contra defesa, com o Atlético tendo muita dificuldade de criar chances de gol, pela forte marcação rival. Quem abusou foi o zagueiro e capitão Roman Sharonov. Aos 15 minutos da etapa inicial, o veterano recebeu cartão amarelo por falta em Cristian Rodríguez. Exatos 30 minutos depois, por infração cometida em Falcao García, o russo foi expulso.

Na segunda etapa, o duelo seguiu com um panorama muito parecido, o que era vantajoso para o Rubin. Só aos 32 minutos do segundo tempo o Atlético assustou, com Falcao García, que recebeu passe de Arda Turan e acertou o travessão.

Nos acréscimos, a chance de marcar foi de Cristian Rodríguez, cara a cara com o goleiro Ryzhikov. Depois de jogada confusa dentro da área do time russo, a bola sobrou para o uruguaio, que acabou finalizando para fora.

Aos 49, o Atlético partiu no desespero para buscar o empate. Tanto que o goleiro Asenjo foi para a área tentar marcar de cabeça, em cobrança de escanteio. A equipe espanhola só não esperava ser pega de surpresa com o contra-ataque do Rubin Kazan. Orbáiz arrancou, evitou o contato do próprio arqueiro espanhol, que tentou fazer uma falta, e bateu para as redes vazias, definindo o placar.

A Inter de Milão não deu o mesmo mole dos atuais campeões e venceu o Cluj por 2 a 0, jogando em casa, com dois gols de Rodrigo Palacio. Com o resultado, o time italiano pode até perder por um gol na Romênia, na próxima quinta-feira, que estará classificado.

Aos 20, após roubada de bola na intermediária defensiva do adversário, o colombiano Freddy Guarín acionou o atacante argentino, que bateu com categoria para abrir o placar. No finzinho da partida, aos 42, Palacio recebeu de Kovacic e balançou as redes, deixando o a equipe italiana perto da classificação.

Na Alemanha, Borussia Mönchengladbach e Lazio, talvez o melhor jogo dos 16 realizados hoje. Foram seis gols marcados e duas viradas, em um emocionante 3 a 3, definido nos acréscimos do segundo tempo, com participação decisiva de dois brasileiros: André Dias, expulso, e Hernanes, que deu assistência para o terceiro gol da equipe de Roma.

O time da casa saiu na frente, com gol Martin Stranzl, cobrando pênalti. O lateral austríaco teve nova oportunidade da "marca do cal", mas, acabou acertando a trave. Antes disso, Floccari, aos 12, e Kozák, aos 19, viraram o placar para a equipe italiana.

Cinco minutos depois do segundo gol, André Dias foi expulso, após receber dois cartões amarelos. Com um a menos, a Lazio não conseguiu segurar a vantagem e sofreu o empate aos 39 da etapa final, no terceiro pênalti marcado pelo árbitro Sergei Karasev. Dessa vez foi para a bola Thorben Marx, que empatou mais uma vez a partida.

Quatro minutos depois, o Lazio foi punido definitivamente no duelo, quando o meia-atacante venezuelano, cobrando falta, decretou nova virada no placar, desta vez a favor do Borussia Mönchengladbach. O resultado não estava definido, no entanto, já que Hernanes, aos 49 no segundo tempo, serviu Kozák, que fez seu segundo gol, e deu números finais ao duelo.

Na Inglaterra, outro jogo definido nos minutos finais, quando o Tottenham marcou o gol que decretou a vitória sobre o Lyon, por 2 a 1. O jogo foi marcado por dois golaços, Bale fez para o time londrino aos 45 minutos do primeiro tempo. Na etapa complementar, aos 10, Umtiti deixou o placar igual. Aos 48, o meia galês marcou e definiu o placar.

Fechando a quinta-feira de jogos na Liga Europa, o Basel venceu o Dnipro, dos brasileiros Giuliano e Mattheus por 2 a 0, com gols de Stocker e Streller. Já Newcastle e Metalist Kharkiv não saíram do 0 a 0 no St. James Park.

EFE   
Compartilhar
Publicidade