PUBLICIDADE

Liga Europa

Borussia Dortmund goleia e garante classificação para a próxima fase

5 nov 2015 - 18h21
(atualizado às 18h38)
Compartilhar
Exibir comentários

O Borussia Dortmund dominou completamente o Qabala e venceu com facilidade por 4 a 0, no Signal Iduna Park. Reus abriu a contagem, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Aubameyang ampliou, ainda na primeira etapa. No segundo tempo, o Qabala fez um gol contra e Mkhitaryan fechou o placar.

Com esta vitória, o Borussia chegou aos dez pontos e garantiu a classificação, de maneira antecipada, para a segunda fase da Liga Europa. Os alemães lideram o Grupo C da competição, com dez pontos. O Qabala, por outro lado, perdeu a terceira partida em quatro jogos e segue sem vencer. Com apenas um ponto conquistado, a equipe ocupa a lanterna do chave e praticamente não tem chances de avançar à próxima fase.

Na quinta rodada do grupo, que acontece no dia 26 de novembro, o Borussia Dortmund visita o Kuban Krasnodar, às 17h05 (de Brasília), enquanto o Qabala vai à Grécia enfrentar o PAOK. Esta partida pode definir a segunda vaga da chave.

O jogo – O Borussia Dortmund dominou a partida desde o início, sufocando o Qabala no campo de defesa. O time do Azerbaijão formava uma retranca e dificultava a aproximação dos alemães, que trocavam passes e dominavam a posse de bola. Na marca de 17 minutos, os donos da casa quase abriram o placar, com Aubameyang. O atacante invadiu a área e chutou forte rasteiro. O goleiro Pietrzkiewicz fez grande defesa para impedir o gol.

A pressão do Borussia era tamanha que, em determinado momento da partida, a equipe aurinegra tinha sete finalizações contra apenas uma do adversário. Gonzalo Castro e Schmelzer tiveram boas chances de abrir o marcador, mas pararam nas defesas do goleiro rival.

A insistência do Dortmund teve resultado na marca de 28 minutos, quando Reus mandou para o fundo das redes, após receber passe de Mkhitaryan. Os alemães não mudaram a postura depois do gol e continuaram trocando passes esperando com paciência o melhor momento de atacar.

Aos 32 minutos, Aubameyang arriscou da entrada da área e a bola passou perto da trave esquerda, assustando o goleiro do Qabala. Aos 36, Reus recebeu dentro da área, ajeitou o corpo e bateu. A bola desviou em um zagueiro e saiu pela linha de fundo.

O segundo gol do Borussia era apenas questão de tempo e saiu ainda no primeiro tempo. Na marca de 45 minutos Mkhitaryan acertou um belo voleio à queima roupa, mas o arqueiro Pietrzkiewicz fez grande defesa. No lance seguinte, Aubameyang colocou a bola no fundo das redes. O atacante fez bela jogada individual, invadiu a área e chutou. A bola tocou caprichosamente na trave antes de entrar e o goleiro não teve o que fazer.

O Borussia Dortmund voltou para o segundo tempo com Januzaj no lugar de Reus, mas a equipe manteve o mesmo ritmo apresentado na etapa inicial. Mkhitaryan quase fez o terceiro, aos 11 minutos. O meia chutou de primeira, da entrada da área, e a bola explodiu na trave esquerda.

Januzaj também teve chance de ampliar o placar, aos 21 minutos. Após receber passe preciso dentro da área, o atacante belga finalizou de primeira à queima roupa. Pietrzkiewicz cresceu em sua frente e evitou um gol certo do time alemão. No lance seguinte, saiu o terceiro. Após cobrança de escanteio, Piszczek não alcançou, a bola bateu no atacante Zenjov e morreu no fundo das redes.

O Borussia Dortmund parecia não estar satisfeito com os 3 a 0 no placar e mantinha a postura. O time alemão continuava jogando com a mesma seriedade e criava inúmeras chances de gol. O quarto veio com Mkhitaryan, aos 25 minutos. Piszczek viu a infiltração do camisa 10 e enfiou boa bola. O meia armênio dominou e chutou forte pelo alto, sem chances para o goleiro adversário. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

Mkhitaryan estava afim de jogo e, cinco depois de marcar seu gol, acertou outra bola na trave. Após receber passe em profundidade pela esquerda, o jogador levou para o meio e chutou rasteiro. A bola bateu na trave, tocou nas costas do goleiro e por pouco não acabou no fundo das redes. O time de Dortmund terminou a partida com 30 finalizações e 64% de posse de bola.

Napoli também goleia - Outro time a golear na quarta rodada da Liga Europa foi o Napoli. Os italianos aplicaram 5 a 0 nos dinamarqueses do Midtjylland e garantiram a classificação para a segunda fase da competição. El Kaddouri, Gabbiadini (2), Maggio e Callejón fizeram os gols dos napolitanos. Com mais uma vitória, o Napoli chegou a 12 pontos e manteve os 100% de aproveitamento. A equipe italiana lidera com folga o Grupo D. Na próxima rodada, que ocorre no dia 26 de novembro, o Napoli visita o Brugge.

Confira os resultados desta quinta-feira válidos pela quarta rodada da Liga Europa:

GRUPO A

Celtic-ESC 1 x 2 Molde-NOR

Ajax-HOL 0 x 0 Fenerbahçe-TUR

GRUPO B

Rubin Kazan-RUS 0 x 1 Liverpool-ING

Sion-SUI 1 x 1 Bordeaux-FRA

GRUPO C

Krasnodar-RUS 2 x 1 Paok-GRE

Borussia Dortmund-ALE 4 x 0 Qabala-AZE

GRUPO D

Brugge-BEL 1 x 0 Legia-POL

Napoli-ITA 5 x 0 Midtjylland-DIN

GRUPO E

Dinamo Minsk-BIE 1 x 2 Villarreal-ESP

Plzeñ-TCH 1 x 2 Rapid Viena-AUT

GRUPO F

Olympique de Marselha-FRA 1 x 0 Braga-POR

Groningen-HOL 0 x 1 Liberec-TCH

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade