PUBLICIDADE

Liga Europa

Com Diego Alves e Jonas, Valencia garante 1º lugar da chave na Liga Europa

28 nov 2013 - 20h20
(atualizado às 20h26)
Compartilhar

O Valencia já entrou em campo classificado para a fase de 16 avos de final da Liga Europa, mas mesmo assim manteve o pé no acelerador e garantiu o primeiro lugar do grupo A nesta quinta-feira ao bater o Swansea por 1 a 0 no País de Gales, em jogo no qual o goleiro Diego Alves e o atacante Jonas foram titulares.

O único gol da partida no Swansea Stadium foi marcado por Parejo, aos 20 minutos do primeiro tempo. Bernat arriscou de longe, o meia ficou com a sobra e mandou para a rede.

Com o resultado, o time espanhol chegou a 12 pontos e não pode mais ser alcançado. Os donos da casa, por sua vez, continuam em segundo lugar, com oito, e precisará apenas de um empate com o Saint Gallen na última rodada, marcada para o dia 12 de dezembro, para se classificar.

No outro jogo da chave, o Kuban renovou sua esperança de passar de fase ao golear o Saint Gallen por 4 a 0 na Rússia, eliminar os suíços e chegar a cinco pontos. A vaga, contudo, ainda está distante, já que será preciso bater o Valencia na Espanha, torcer por uma derrota do Swansea em casa e ainda tirar uma diferença de três gols no saldo.

Jonas teve participação discreta e ainda recebeu um cartão amarelo. A melhor tentativa do ex-jogador do Grêmio foi um chute de fora da área, aos 37 minutos do primeiro tempo, e tirou tinta do travessão. Já Diego Alves não teve muito trabalho, mas apareceu bem quando exigido.

O grupo E já tinha seus classificados definidos, mas a disputa pela liderança ficou aberta com o primeiro tropeço da Fiorentina na competição e será decidido apenas na última rodada, em Florença, onde a equipe italiana enfrentará o Dnipro Dnipropetrovsk.

A 'Viola', que teve entre os titulares o atacante Ryder, ex-Bahia, empatou sem gols com o Paços de Ferreira em Portugal e chegou a 13 pontos, apenas um a mais que o Dnipro, que por sua vez bateu o Pandurii por 4 a 1 na Ucrânia. O gol de honra dos romenos foi do brasileiro Eric.

Já classificado desde a rodada anterior, o Ludogorets confirmou a primeira posição do grupo B ao vencer o PSV Eindhoven por 2 a 0 na Bulgária, com dois gols de Bezjak. Apesar do revés, o time holandês precisará apenas de um empate em casa com o Chornomorets Odesa no dia 12 para avançar.

O grupo C já tinha os dois representantes na próxima fase definidos, e o Red Bull Salzburg ficou a um empate de garantir na primeira posição. Com o artilheiro Alan no banco, Mellinger balançou a rede para o time austríaco na vitória por 1 a 0 sobre o Elfsborg na Suécia.

O resultado ia dando a liderança definitiva ao Salzburg, mas o Esbjerg bateu o Standard de Liège por 2 a 1, com gol de Van Buren nos minutos finais e agora pode subir para primeiro, mas precisará vencer por dois gols de frente na Áustria na rodada decisiva.

Outro time com lugar assegurado na fase de 16 avos de final é o Rubin Kazan, que confirmou o primeiro lugar do grupo D com um empate com o Maribor em 1 a 1 na Rússia. A outra vaga está aberta, e quem depende das próprias forças é o Zulte Waregem, que pulou para segundo ao vencer o Wigan por 2 a 1 na Inglaterra.

O Zulte precisará apenas vencer o Rubin em casa no dia 12. Já Maribor e Wigan têm que vencer o confronto direto, na Eslovênia, e "secar" o vice-campeão belga.

No grupo F, o Eintracht Frankfurt venceu o Bordeaux por 1 a 0 na França, garantiu a liderança da chave e ainda eliminou o adversário. A segunda vaga ficará com Maccabi Tel-Aviv ou APOEL Nicosia, que hoje empataram sem gols no Chipre.

Para passar de fase, o APOEL precisará bater o Frankfurt fora de casa, torcer por uma derrota do Maccabi para o Bordeaux em Tel-Aviv e ainda tirar uma diferença de quatro gols no saldo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade